Segundo turno: veja como garantir passagem grátis para votar no Ceará, inclusive no VLT do Cariri

Ônibus interurbano exige reserva com até dois dias de antecedência; vans, ônibus metropolitanos, metrô e VLTs não.

Jimmy Macedo

Por

NotíciasRegional
Plataforma de estação do Metrofor em Fortaleza, com trilhos e cobertura metálica
Foto: Ruan Moreira/Wikimedia Commons (CC0)
Ouça este post

Eleitores que votam em uma cidade diferente daquela onde moram terão transporte gratuito no Ceará para o segundo turno das eleições, no domingo (25). O benefício, previsto na Lei Estadual nº 19.056/2024, vale para ônibus, vans, metrô e VLTs, incluindo o VLT do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato, e repete o modelo adotado no primeiro turno, em 4 de outubro.

As regras mudam de acordo com o tipo de transporte. A principal atenção é para quem vai viajar de ônibus interurbano, nas linhas que ligam cidades fora das regiões metropolitanas: nesse caso, é preciso reservar a passagem com até dois dias de antecedência.

Ônibus interurbano

A reserva deve ser feita com antecedência de até dois dias, com a apresentação do título de eleitor ou de outro documento que comprove o local de votação. A gratuidade vale das 17h de sexta-feira (23) às 8h de segunda-feira (26) e cobre a ida até a cidade onde o eleitor vota e a volta para a cidade onde mora. Se não houver linha direta, a empresa deve indicar o município-polo mais próximo, a partir do qual o eleitor segue em transporte complementar.

Vans interurbanas

Não é preciso fazer reserva. Basta apresentar, no embarque, o título de eleitor ou outro documento que comprove o local de votação. O período de validade é o mesmo dos ônibus interurbanos: das 17h de sexta (23) às 8h de segunda (26).

Ônibus metropolitanos, metrô e VLTs

Nas linhas metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, a gratuidade vale no domingo (25), das 5h às 18h, sem reserva e sem necessidade de apresentar documento: basta ir à parada. O mesmo vale para o metrô e os VLTs do Metrofor em Fortaleza, na Região Metropolitana, em Sobral e no Cariri, com acesso liberado sem cartão de embarque.

Interior também cobra transporte

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com ações na Justiça Eleitoral para cobrar transporte gratuito em municípios do interior, entre eles Mauriti, no Cariri, além de Acopiara, Aiuaba, Canindé, Cedro, Quixeré, Saboeiro e Senador Pompeu. Em Aiuaba e Arneiroz, a Justiça já determinou que as prefeituras ofereçam o serviço no domingo, com prioridade para comunidades rurais onde a abstenção do primeiro turno ficou acima da média estadual.

No primeiro turno, o Ceará registrou abstenção de 15,53%, a menor do país, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Dúvidas e reclamações sobre o transporte intermunicipal podem ser feitas à Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) pelo telefone (85) 3106-5670.

Com informações da Arce, do Metrofor e do TRE-CE.

Leia também