Barbalha inicia vacinação em idosos a partir de 75 anos

O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, vacinou a mulher mais idosa do Cariri nesta quarta-feira, 27.




Notícias, Saúde

Nesta quarta-feira (27), a mulher mais idosa do Cariri, dona Maria Liesse Callou Duarte, de 107 anos, foi vacinada em casa. Quem aplicou a vacina foi o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva.

Dona Liesse tem oito filhos, 27 netos, 36 bisnetos e quatro tataranetos. Com lucidez, recebeu a equipe de vacinação com todos os cuidados de segurança.

Além de dona Maria Liesse, os mestres Vicente Ribeiro, Vicente Ludugerio, Severino, Antônio Sales, Epitácio Fabrício, Francisca Helena e Francisca Rodrigues também receberam as primeiras das 430 doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, recebidas pelo município na última terça-feira, 26. 

A quantidade é suficiente para vacinar 18% do grupo com 75 anos ou mais. Outras 441 doses da Coronavac/Butantan chegaram na mesma remessa para dar continuidade à vacinação dos profissionais da linha de frente do combate ao vírus e idosos institucionalizados.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Isaac Luna, a escolha do grupo foi bastante representativa. “Nada mais justo do que os nossos mestres da cultura popular que representam o mateu, os penitentes, o reisado, as bandas cabaçais, serem os primeiros vacinados”.

A secretária municipal de Saúde, Janini Rosas, ressaltou que os cuidados continuam. “Lançamos oficialmente a vacinação do segundo grupo prioritário da primeira fase da campanha. A vacina chegou, mas a pandemia não acabou, todo mundo usando máscara, lavando as mãos de tempos em tempos, mantendo distanciamento social e evitando aglomerações. Vamos todos juntos fazer a nossa parte para que a gente consiga ganhar essa batalha contra o coronavírus”.

Leia também: A vacinação começou, mas os cuidados continuam

Sobre Beatriz Morais

Beatriz Morais, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Cariri-UFCA, é mãe de gatos, cratense e apaixonada por leitura e música boa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.