A vacinação começou, mas os cuidados continuam

É necessário continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde até receber a segunda dose da vacina.




Notícias, Saúde

No Cariri cearense, centenas de profissionais da saúde já estão imunizados contra a Covid-19; a campanha começou há uma semana na cidade de Barbalha, seguida por Crato e Juazeiro do Norte. Nesta primeira fase de vacinação, estão sendo imunizados os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente do combate a COVID-19. 

Até o fechamento desta matéria, os dados referentes a quantidade de doses aplicadas no CRAJUBAR foram os seguintes:

  • Barbalha: 664
  • Crato: 1.086
  • Juazeiro do Norte: 921

Veja como foram as primeiras aplicações da vacina na região

Infectologistas têm alertado que os cuidados com a doença devem ser mantidos. É necessário continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento, por exemplo) até receber a segunda dose da vacina. Isso porque a imunização não é instantânea. 

Também é importante que, para receber a vacina, a pessoa esteja com boa saúde, sem febre e nem se recuperando de uma doença grave. 

A vacina é a forma mais eficaz de controlar a pandemia de COVID-19 no mundo. Não existe qualquer outra medicação ou substância que possa ser usada para prevenir ou tratar a doença.

As vacinas são seguras e, hoje, graças a elas, já não há doenças como a paralisia infantil, difteria, entre outras, que foram eliminadas por meio de campanhas de vacinação.

Fonte: Commonike