Primeiras vacinas contra Covid-19 chegam e são aplicadas na Região do Cariri

Imunizantes chegaram ao Cariri durante esta madrugada, e no início da manhã os processos de vacinação começaram




Notícias, Saúde

As primeiras doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegaram à região do Cariri durante o início da última madrugada. As doses foram transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira e desembarcaram na sede da Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) Juazeiro do Norte.

Os imunizantes foram recebidos por servidores da Secretaria Estadual de Saúde, além do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, da secretária municipal de saúde, Francimones Rolim, e outras autoridades locais. O volume trazido até Juazeiro do Norte também continha as quantidades que em seguida foram transportadas até as cidades de Crato e Barbalha.

A cidade de Juazeiro do Norte recebeu 3.106 doses do imunizante, Crato somou 1.300 frascos da vacina. Por sua vez, Barbalha recebeu 845 doses da Coronavac. Todas as regiões urbanas do Crajubar realizaram esforço para iniciar seus planos de vacinação ao nascer do sol desta terça-feira, 19.

As primeiras aplicações do CRAJUBAR

Frasco da Coronavac aos pés da estátua Nossa Senhora de Fátima em Crato. Foto: Elizangela Santos

A primeira aplicação aconteceu às 06h40 na cidade de Barbalha. Maria Francineide de Brito foi a primeira a ser vacinada, ela é profissional do campo da saúde, atuando como enfermeira nas unidades de tratamento do Covid-19. Maria Francineide se disse bastante feliz, afirmou ser uma “representante da classe trabalhadora”. Em Crato a aplicação aconteceu às 07h, junto ao monumento em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, a profissional escolhida para receber a primeira aplicação foi Cadja Sá Cavalcante, enfermeira que há mais tempo atua no serviço de saúde primária do município.

Prefeito de Barbalha aplica primeiras vacinas contra covid-19 no interior do estado. Foto: Assessoria

Já em Juazeiro do Norte, a vacinação começou às 07h30, na sede da UPA Covid, localizada no bairro Lagoa Seca. Em momento testemunhado por parte considerável da imprensa regional, a auxiliar de serviços gerais da unidade de saúde, Maria Auxiliadora Lima, recebeu aquela que seria a primeira dose aplicada na terra do Padre Cícero. Maria Auxiliadora destacou a surpresa com a escolha, e afirmou que deseja que todos possam, em breve, ser também vacinados.

Os três municípios da Região Metropolitana do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, começam a partir de agora a imunizar parte da população de risco. Neste primeiro momento a atenção estará voltada aos profissionais de saúde que atuam cotidianamente na linha de frente do novo Coronavírus. Após a disponibilização de outros quantitativos de doses será possível ampliar o processo de imunização da população.

Acrescenta-se que, segundo Dr. Cabeto, secretário estadual de saúde, o volume de doses que o estado recebeu irá cobrir apenas 34% dos cidadãos que devem ser vacinados no primeiro grupo prioritário. Nesse sentido, Francimones Rolim, secretária de saúde de Juazeiro do Norte, lembra que a pandemia ainda está em curso e, portanto, medidas de precaução e cuidado seguem sendo necessários.

A pandemia ainda está em curso e, portanto, medidas de precaução e cuidado seguem sendo necessários

Francimones Rolim, Secretária de saúde de Juazeiro do Norte

Novos lotes da vacina Coronavac devem ser entregues aos estados em cerca de 21 dias. Em breve também entraram na cota de distribuição lotes do imunizante desenvolvido pelo consórcio Astrazeneca/Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).