UFCA anuncia oferta de dois novos cursos para 2020

O ingresso nos cursos de Pedagogia e Medicina Veterinária já estará disponível no primeiro semestre do ano que vem.




Educação, Notícias
UFCA anuncia oferta de dois novos cursos para 2020

Foto: Site da UFCA

A Universidade Federal do Cariri – UFCA irá ofertar a partir do próximo ano dois novos cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Medicina Veterinária, que serão sediados nos campi Brejo Santo e Crato, respectivamente. O ingresso já estará disponível no primeiro semestre de 2020 e será feito com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O curso de Pedagogia irá oferecer 20 vagas e terá duração de 4 anos (8 semestres). Já o curso de Medicina Veterinária terá disponibilidade de 50 vagas, com duração de 5 anos (10 semestres).

Pedagogia 

A graduação em Pedagogia ofertará componentes curriculares diversificados e que abrangem as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN’s), dentre elas formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na região do Cariri, o curso de Pedagogia só era ofertado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), que está localizada a 83km da cidade de Brejo Santo, fazendo com que os interessados da cidade e localidades vizinhas tivessem que se deslocar para cursar a graduação. A coordenadora do curso, Iracema Pinho,  revelou que a busca pelo curso tem aumentado. Assim, a UFCA amplia a disponibilidade do curso na Região do Cariri, proporcionando uma nova oportunidade para os interessados na graduação.

Sobre o campo de atuação do curso, Iracema afirma que “do ponto de vista contemporâneo, a Pedagogia é a área que se ocupa das questões relacionadas às formas de educação em sociedade, portanto, se direciona também para pensar metodologias e práticas educacionais relacionadas à formação das pessoas em diferentes contextos e em distintos processos de aprendizagem, tanto em ambientes escolares como não escolares”. 

A coordenadora falou ainda sobre as possíveis áreas de atuação dos egressos: “Um licenciado em pedagogia estará apto a trabalhar em escolas, ambientes virtuais, hospitais, instituições que atendam crianças e jovens com deficiências, abrigos que recebem crianças que perderam os vínculos familiares e aguardam por adoção, instituições de assistência social que ofereçam serviços socioeducativos aos jovens em conflito com a lei, dentre outros”, explica. De acordo com a professora, o grande desafio na oferta de cursos na área é o investimento na qualidade da formação dos profissionais, tendo em vista que uma boa educação tem início na infância e deve seguir durante toda a vida social.

Medicina Veterinária

O ensino do curso de Medicina Veterinária no Ceará foi iniciado em 1963, no mandato do então Governador do Estado, José Parcifal Barroso, que sancionou a Lei nº. 6.143 de 1º de dezembro de 1962, criando a Faculdade de Veterinária do Ceará, vinculada administrativamente à Secretaria de Agricultura do Estado. Segundo a coordenadora do novo curso, Maria do Socorro Vieira, a graduação em Medicina Veterinária da UFCA busca atender não apenas as demandas locais, mas também de outros estados da Região Nordeste, tendo em vista a existência de apenas um curso nesta área, em um Instituto de Ensino Superior público, no estado do Ceará.

Segundo Maria, a importância do Médico Veterinário para a economia do Estado pode ser observada pelo fato da pecuária ser uma das suas principais atividades produtivas. “Se faz necessária a harmonia entre os animais e o ambiente, por meio da concepção de sistemas de produção específicos e permanentes, que devem começar pela escolha das raças apropriadas, de modo a respeitar a integridade do bioma”, afirma.

A coordenadora ressalta ainda que o curso da UFCA vai contribuir com o sistema de saúde, pois a formação está fundamentada no conceito de saúde única. O médico veterinário também vai atuar nas comunidades por meio de ações de promoção e proteção à saúde, pronto atendimento, cura e reabilitação. Ações como essas contribuem para o modelo assistencial de saúde e visam também a melhoria na qualidade de vida tanto das pessoas como dos animais.  

Em relação ao mercado de trabalho para os egressos do curso, a coordenadora comentou sobre o elevado potencial da macrorregião do Cariri: “A Região detém considerável potencial natural de recursos hídricos e de clima e solo que favorecem tanto a agropecuária diversificada como a implantação de agroindústrias”, explicou. Maria do Socorro afirmou, ainda, que a implantação do Curso de Medicina Veterinária vem atender às necessidades do mercado de trabalho frente ao panorama atual da área de saúde humana e animal, da vigilância no consumo de produtos de origem animal e de carnes provenientes de abates clandestinos e da necessidade de melhorar a qualidade e a produção dos rebanhos da Região.