Prognóstico indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média no Ceará

A previsão se refere aos meses de março, abril e maio. A região Sul do estado pode ter chuvas em torno da normal ou mesmo abaixo da normal em algumas áreas




Natureza, Notícias

O prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira, 28, indica que de março a maio de 2020 há 40% de probabilidade de chuvas acima da média no Ceará. Os dados também apontam 40% de chance em torno da normalidade e ainda 20% abaixo da média para o período de três meses.

Não se trata de uma atualização do primeiro prognóstico divulgado em janeiro para o trimestre de fevereiro a março, pois o período de previsão é diferente, de acordo com a Funceme.

“Continua sendo uma previsão bastante otimista. Primeiramente, o que precisamos observar é que trata-se de uma previsão para um trimestre diferente, agora para o trimestre março-abril-maio de 2020. Outra razão está relacionada a algumas alterações que estão sendo observadas no Oceano Atlântico Tropical Sul, que vem nas últimas semanas mostrando um certo esfriamento, o que poderia, se essa tendência se manter, acabar prejudicando o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul”, comente a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Para chegar aos resultados, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria Funceme.

“O prognóstico também fala da variabilidade espacial das chuvas. De modo que a região sul do estado pode ter chuvas em torno da normal ou mesmo abaixo da normal em algumas áreas. Enquanto, na região ao norte do Ceará, a categoria mais provável continua sendo de chuvas acima da normal.”, reforça  Sakamoto.