Ó Abre Alas que eu quero doar sangue

O primeiro bloquinho de Carnaval é no Hemoce doando sangue e salvando até 4 vidas. Saiba como doar.




Notícias, Saúde

Durante o período de Carnaval as doações de sangue no Hemoce Juazeiro do Norte caem para 25 doações diárias, em dias comuns o centro recebe cerca de 35 a 40 doações. É um período crítico e a demanda por bolsas só aumenta no decorrer das folias.

“O número de acidentes, ferimentos por armas de fogo e arma branca pode aumentar e muito nesse período e  consequentemente a necessidade de transfusão sanguínea. No Cariri, os três maiores hospitais atendem pacientes com esse perfil. Para suprir a demanda é preciso se antecipar, por isso precisamos correr contra o tempo”, destaca Edvânia Ferreira, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Se você viajar no Carnaval, tá comprando fantasia e não tem tempo para ir até o Hemoce, o Cariri Garden Shopping tá com um espaço reservado para realizar a coleta daqueles que estão na correria. Do dia 12 a 14 de fevereiro das 14h às 20h, na loja 52, ao lado da Centauro um equipe estará recebendo voluntários para doação. Lembrando que o procedimento completo, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche, leva só 45 minutos e você pode tá salvando até 4 vidas.

Quem tá com um tempinho e pode se deslocar até o Hemoce, o de Juazeiro funciona de segunda a sexta, de 07h às 17h, aos sábados de 12h às 17h, na Rua Beata Maria de Araújo, 30 – Romeirão. No Crato, funciona de 07h às 17h aos sábados de 07h às 11h30, na Rua Coronel Antônio Luíz, 1111 – Pimenta.

Uma informação bem importante: tatuados podem sim doar sangue. Quem tem tatuagem só precisa aguardar o prazo de um ano após o procedimento, e o mesmo vale para piercing.

Quem pode doar?

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).