Jardim e Brejo Santo vencem categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes

Brejo Santo venceu no pilar “Educação”, na categoria dos municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes. A cidade também ficou com o segundo lugar no prêmio geral da categoria, que une todos os pilares.




Notícias, Regional

Aconteceu na última terça-feira (08), a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. A premiação foi entregue na Assembleia Legislativa do Ceará. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Entre as cidades do Cariri, Brejo Santo e Jardim ficaram com o primeiro lugar em categorias da premiação. Altaneira, Assaré, Barbalha, Crato e Granjeiro também tiveram posições de destaque nos rankings.

Todos os 5.570 municípios brasileiros são avaliados para o Prêmio Band Cidades Excelentes. As avaliações de cada cidade são feitas com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma estruturada em Inteligência Artificial que reúne dados atualizados das gestões públicas. As cidades são separadas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional.

As categorias são definidas de acordo com a população: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 habitantes. Dentro de cada categoria, as cidades são avaliadas em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e Sustentabilidade.

Brejo Santo venceu no pilar “Educação”, na categoria dos municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes. A cidade também ficou com o segundo lugar no prêmio geral da categoria, que une todos os pilares. Já no pilar “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, a cidade de Jardim ficou com o primeiro lugar entre as cidades com até 30 mil habitantes.

Nesse mesmo pilar, Crato apareceu em segundo lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes. Na categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes, Barbalha ficou com o terceiro lugar no pilar “Saúde e Bem-Estar”.

Na categoria de cidades com menos de 30 mil habitantes, Altaneira ficou com o segundo lugar no pilar “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública”, Granjeiro em segundo lugar no pilar “Sustentabilidade” e Assaré foi terceiro colocado no pilar “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”. Altaneira ainda ficou com o terceiro lugar geral da categoria.

De acordo com os organizadores, o Prêmio Band Cidades Excelentes busca reconhecer e incentivar boas práticas na gestão pública brasileira. Os vencedores da etapa estadual vão concorrer na etapa nacional, que acontece em Brasília (DF) ainda neste mês de novembro.