Crato sedia a primeira edição do CONANE

O evento reuniu estudiosos e pesquisadores da educação, além de ONG’s e coletivos da região.




Educação, Notícias
Crato sedia a primeira edição do CONANE

Foto: Michelle Gonçalves

Nos últimos dias, 18 e 19 de setembro, o Crato foi sede para a primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) do Ceará. O evento reuniu, além de estudiosos e pesquisadores da educação, ONG’s e coletivos para uma troca de experiências sobre diferentes formas de aprendizagem.

Segundo Davi Oliveira, um dos organizadores do evento e membro do Coletivo Educadores Inquietos, a conferência tem um papel importante na construção de laços e na transmissão de conhecimentos. “Permite que grupos troquem experiências e aprendam uns com os outros sobre as diferentes possibilidades de partilha de saberes e desenvolvimento de projetos em comunidades”.

As atividades da conferência aconteceram dentro da programação da Semana Freiriana do Cariri, unindo interesses e fortalecendo o movimento por uma nova educação.

Compartilhando Experiências

Diversas experiências de educação alternativa foram compartilhados pelos coletivos, como o caso do Projeto Vocalize. Uma ação independente desenvolvida na região do Cariri, que tem como principal objetivo incentivar e dar um suporte a produção de música autoral da localidade. O projeto está em seu segundo ano e já gravou 9 músicas. 

“O projeto foi o ponta pé que eu precisava para iniciar minha carreira musical”, disse Davi Martins, um dos artistas selecionados pela ação e, que hoje constrói o coletivo. “Estar aqui, neste espaço, compartilhando minha experiência e ouvindo tantas outras é muito gratificante”.

Foto: Michelle Gonçalves

CONANE
A Conferência Nacional de Alternativas para uma nova Educação visa a mudança social, através da abertura de novos horizontes das estradas da infância e juventude. A primeira edição aconteceu em 2013, com a participação de 18 escolas e 450 educadores. 

Em 2015, a rede foi ampliada para educadores latino-americanos e a partir daí começaram os encontros regionais. A conferência acontece a cada dois anos, tendo uma edição nacional em Brasília e diversas edições regionais em vários estados. Essa foi a primeira edição no Ceará e aconteceu no Crato.