Comunidade do Crato terá primeiro sítio urbano da cidade

Através de um projeto ambiental realizado pelo Coletivo Camaradas em parceira com outras ONG’s da região, árvores frutíferas e ervas medicinais estão sendo plantadas na Comunidade do Gesso.




Notícias, Regional
Comunidade do Crato terá primeiro sítio urbano da cidade

Foto: Reprodução

A urbanização desenfreada vem afastando cada vez mais as pessoas do contato com a natureza, para tentar reduzir esses impactos os moradores da Comunidade do Gesso tomaram uma iniciativa: plantar árvores frutíferas e ervas medicinais onde moram. Transformaram sua comunidade em uma grande sítio urbano, ou seja, um espaço na cidade, mas com ares do campo.

O trabalho teve início em 2016, através de uma parceria entre as ONG’s Nova Vida, Verde Vida, o Coletivo Camaradas e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial com a criação do “Cinturão Verde”, uma área de preservação ambiental. 

Diversas frutas já foram plantadas e algumas delas já estão dando até frutos, que servem de alimento para a própria comunidade. Tem cajá, manga, acerola, graviola, caju, entre outras. São os próprios moradores que cuidam diariamente das plantas, adubando, podando e regando. 

Essa experiência despertou o interesse de gestores públicos, ambientalistas e urbanistas que veem o projeto como uma bela iniciativa. “É importante a cidade perceber que também é um lugar que gera alimento, seja no quintal ou na rua” disse Carlos Gomide, artista envolvido em causas ambientais.

Em 2018, os moradores da comunidade encaminharam um documento a Prefeitura do Crato, com uma série de reivindicações para garantir uma urbanização social e arborização frutífera do local, entre elas a construção de espaços de convivência, a pavimentação da localidade e mecanismos de acessibilidade e mobilidade urbana.

Sítio Urbano

O termo é utilizado para definir um espaço urbano onde possui uma grande plantação de árvores frutíferas. O sítio urbano pode ser visto como instrumento de solidariedade, auto-organização comunitária, que promove a prevenção de doenças e  a criação de hábitos alimentares saudáveis. 

“O plantio, tanto de árvores frutíferas como as ervas medicinais no espaço urbano, é uma forma de devolver à população o que foi afastado da cidade”, afirmou Alexandre Lucas, integrante do Coletivo Camaradas. “O projeto ainda está em desenvolvimento, esperamos ver toda comunidade cheia de frutas e rodeada pelo verde”, afirma.