Em dois anos, Complexo Ambiental Mirante do Caldas consolida-se no binômio Cultura-Meio ambiente

A preservação e a educação ambiental conquistam e ganham força pela consolidação histórica, turística e artística do espaço público.




Natureza, Notícias

Um fluxo que corre pelo Cariri e deságua no mundo: os dois anos do Complexo Ambiental Mirante do Caldas afirmam a importância de uma concepção que reúne natureza, cultura e história para a sustentabilidade de uma grande parte da região repleta de riquezas em todas as áreas. 

Nesta sexta-feira (24/11), a partir das 13 horas, acontece a programação gratuita de aniversário do equipamento que está localizado no povoado Caldas, em Barbalha. Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o espaço público recebeu mais de 425 mil visitantes de 2021 a 2023. O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SEMA, Gustavo Vicentino, participará dos eventos.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Para comemorar o aniversário de 2 anos do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, um seminário gratuito apresentará programas, parceiros e atrações artísticas que fizeram este biênio ser de muito êxito em todas as iniciativas. Quem estiver presente poderá usufruir um pouco do dia a dia que visitantes e moradores aproveitam neste paraíso que, por meio da cultura, desperta o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e sua preservação.

Na programação, Alemberg Quindins, do Sesc e Fundação Casa Grande, um dos criadores do conceito de Museus Orgânicos, falará sobre Natureza e Cultura.  Na sequência, o compositor e cantor João do Crato vai mediar a mesa com os Mestres e Mestras da Cultura: Mestre Antônio Luiz, do Reisado De Caretas, Mestre Aldenir, do Reisado Reis De Congo, Mestra Zulene Galdino, da Lapinha, Mestra Marinês, do Coco, Mestre Espedito Seleiro, artesão, e Mestre Dodô, do Reisado São Francisco. Eles falarão sobre seus ofícios, usos e fazeres.  

Após essa programação, o seminário entra numa esfera mais lúdica de atividades, com subida no teleférico e shows, entre outros. Um dos destaques nessa segunda parte é a inauguração da sinalização, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), de uma trilha acessível.

A noite da sexta-feira chega com as apresentações artísticas dos Caretas de Potengi e Mestre Antônio Luiz, da  Orquestra de Sopros Zequinha de Abreu, da Banda Azalee e Joãozinho do Exu. Toda a programação é gratuita e acontece entre os espaços do Complexo Ambiental Mirante do Caldas e na Praça da Vila do Caldas. 

MIRANTE DO CALDAS EM NÚMEROS

Integrando Meio-Ambiente e Cultura, cuidando tanto do lazer quanto da formação, o Mirante do Caldas recebeu mais de 3.700 pessoas em suas programações educativas, que somaram mais de 1.400 horas-aulas. Falando em ações artísticas especificamente, o espaço realizou mais de 170 ações culturais, recebendo nestes momentos mais de 21 mil pessoas.

SOBRE O MIRANTE DO CALDAS

Em parte atraídos pela beleza cênica da área que se descortina a partir do passeio de Teleférico, os visitantes são convidados a adentrar o Complexo Ambiental Mirante do Caldas por uma outra porta: o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental. Aqui, a visita  guiada pela exposição permanente, que os leva a uma viagem pela exuberância natural, e as formações realizadas sensibilizam e preparam quem chega para o necessário cuidado com o santuário que irão adentrar. Os conteúdos passam pelos fósseis de milhões de anos que ali coexistem, a história do povoado de Caldas, a importância de reconhecimento à relevância dos ecossistemas locais, como a Floresta Nacional do Araripe, primeira unidade de conservação desse tipo no Brasil, e o Geopark  Araripe, um tipo de território reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pelo seu alto valor geológico e científico, também o primeiro no país, do qual o Mirante do Caldas é um dos geossítios. 

Outra alternativa de Educação Ambiental oferecida pelo Mirante do Caldas são as trilhas disponibilizadas pelo Programa Pegadas Ecológicas, por meio do qual mediadores levam pessoas que estudam nas redes pública e privada de ensino e demais visitantes ao entorno do equipamento. Alí, mais uma vez a beleza cênica e contato com a natureza são impulsionadores da consciência pela preservação e do desejo de mais conhecimento sobre este ambiente natural tão rico.

E ainda é possível, como parte desse circuito, desfrutar das delícias da Casa Café, onde a gastronomia encontra as belezas naturais e outros aspectos da cultura local, como exposição fotográfica e de souvenires da região. Essa valorização está presente também no cardápio: a culinária local é destaque entre os itens oferecidos. Assim, para quem o visita, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas devolve em sensibilização e encantamento o desenvolvimento que o turismo proporciona. 

Os programas passam ainda pela relação e valorização da comunidade local: Mirarte Caldas, um encontro mensal entre o empreendedorismo comunitário e os visitantes com o reforço de artistas da região como estratégia de atração e difusão da cultura; Pintura além da Paisagem que, por meio de parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), pesquisou relatos orais para reconstituir a história do lugar e pintou um painel sustentável em parceria com os moradores; e Fala Mestre, que é um registro biográfico em documentários dos Mestres da Cultura e seus usos e fazeres. Para além disso, outros palcos com representantes da cultura local em diversas linguagens e oficinas, como marcenaria, são ofertadas à comunidade. 

PROGRAMAÇÃO

MIRANTE DO CALDAS

ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS
*programação sujeita a alteração

24 de novembro, sexta-feira

no Complexo Ambiental Mirante do Caldas

13h – Apresentação da Banda Cabaçal (recepção e credenciamento)

13h em diante – Exposição “Soldadinho-do-Araripe e Lavadeira-da-Mata: Ambiente, ameaça e conservação” – Projeto Oásis Araripe

13h20 – Abertura

13h30 – Exibição Filme Institucional de 2 Anos do CAMC 

13h40 – Falas institucionais: Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Instituto Dragão do Mar (IDM), Geopark Araripe, ICMBio Araripe, Prefeitura de Barbalha

14h40 – Palestra Natureza e Cultura com Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande) e Francisco de Assis Batista (ACB da Serra)

15h – Lançamento da revista do Complexo Ambiental Mirante do Caldas

15h10 – Intervalo

15h20 – Mesa com Mestras e Mestres da Cultura da Chapada do Araripe com mediação de João do Crato

  • Mestre Antônio Luiz (Reisado de Caretas de Potengi)
  • Mestre Aldenir (Reisado Reis de Congo do Crato)
  • Mestra Zulene Galdino (Lapinha do Crato)
  • Mestra Marinês (Côco de Juazeiro do Norte)
  • Mestre Espedito Seleiro (Artesão de Nova Olinda)

16h20 – Subida pelo teleférico

16h35 – Inauguração da Trilha Ecológica Mirante do Caldas com entrega de mudas e plantio simbólico

16h50 – Cortejo com Grupos da Tradição

17h – Arte na Chapada: apresentações dos Caretas de Potengi e Mestre Antônio Luiz

17h40 – Bolo festivo

19h – Feira Mirante Caldas e apresentação da Orquestra de Sopros Zequinha de Abreu

20h – Banda Azalee

21h – Joãozinho do Exu

SERVIÇO

Aniversário 2 Anos Complexo Ambiental Mirante do Caldas

Data: 24 de novembro, sexta-feira

Horário: a partir das 13h

Programação variada e gratuita que vai de apresentações artísticas à formação de mesas teóricas