Cerca de 2000 pessoas celebram a 20ª Romaria da Santa Cruz do Deserto

Romeiros, agricultores, sindicalistas, membros religiosos e de movimentos sociais fizeram parte do momento de fé, reflexão e fraternidade.




Notícias, Regional
Cerca de 2000 pessoas celebram a 20ª Romaria da Santa Cruz do Deserto

Foto: Mychelle Santos

A Romaria da Santa Cruz do Deserto, em sua 20ª edição, reuniu cerca de duas mil pessoas na manhã do último domingo (22), na Comunidade do Caldeirão, zona rural de Crato. Romeiros, agricultores, sindicalistas, membros religiosos e de movimentos sociais fizeram parte da celebração que busca renovar as experiências vividas pelo Beato José Lourenço.

A Santa Missa foi celebrada pelo Padre José Ricardo e concelebrada pelos padres Vileci Vidal e José Eliomar. A temática deste ano, “Caldeirão da Santa Cruz e as Políticas públicas” tem ligação com a Campanha da Fraternidade 2019.

As falas proferidas durante a celebração, dialogaram com o binômio “oração e trabalho”, lema da comunidade liderada pelo Beato José Lourenço. “Se faz necessário mergulhar na oração, em busca da paz, do reconhecimento e da dignidade humana. Ai está também a história do Caldeirão, um lugar que dá resposta a palavra de Deus, fazendo com que os bens pudessem servir a comunidade, em verdadeira fraternidade”, disse o Padre Vileci.

A Romaria da Santa Cruz do Deserto também contou com a participação da Rede da Juventude do Ceará, representada por jovens de oito dioceses de Crato que vivenciaram três dias de espiritualidade em um encontro realizado no Assentamento 10 de Abril.

“O que nos motiva estar aqui são as lutas das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S), essa crença no Cristo Libertador, que vem trazer vida para todos, e em abundância, uma sociedade igualitária, sem violência e preconceito”, disse o articulador da Rede de Juventude, Francisco Marcelo, em entrevista à ASCOM da Diocese de Crato.

A primeira edição, segundo à Diocese de Crato, aconteceu em 1999, quando pequeno grupo saiu em peregrinação em um percurso de cerca de 4 km, até a comunidade do caldeirão, relembrando a vida e história de luta do Beato José Lourenço, que lutou bravamente por uma sociedade justiça e igualitária.