
O Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, publicou hoje (18) dois editais para contratar temporariamente 204.307 pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021.
São oferecidas 181.898 vagas para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM) em 5.297 municípios do país.
O quadro de distribuição das vagas, edital e apostila com conteudos técnicos norteadores para as provas, podem ser acessados no site do Cebraspe.
Para o Crajubar serão ofertadas 42 vagas distribuídas da seguinte forma:
Qtd. ACM* | Qtd. ACS** | Total | Ampla | PPP*** | PcD**** | |
Crato | 2 | 10 | 12 | 8 | 3 | 1 |
Juazeiro do Norte | 4 | 20 | 24 | 16 | 6 | 2 |
Barbalha | 1 | 5 | 6 | 4 | 1 | 1 |
**Quantidade Agente Censitário Supervisor
***Pessoas Pretas e Pardas
**** Pessoa com Deficiência
As provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores, seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19. O resultado final dos aprovados será divulgado em 27 de maio.
Inscrições
As inscrições para ACM e ACS começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído.
No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.
As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. A contratação temporária é regida pela Lei nº 8.745/1993.
Censo 2021
A partir de agosto até outubro deste ano, cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.
A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.
LEIA TAMBÉM