Foto: Facebook/Semana Freiriana do Cariri
A 6ª Semana Freiriana do Cariri, maior evento regional de educação, acontece nesta semana no Cariri cearense, de 15 e 21 de setembro de 2019. A iniciativa é da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), uma organização sem fins lucrativos, com sede na cidade de Crato.
O evento tem como objetivo ser um espaço para o diálogo e para reflexões sobre educação e, neste ano, se realizará no contexto das questões éticas e das discussões mais sensíveis voltadas para a educação brasileira, diante dos cortes anunciados pelo Governo Federal nos últimos meses. De acordo com Joelmir Pinho, um dos organizadores do evento, um dos objetivos principais desse ano é refletir sobre como construir resistências na atual conjuntura brasileira e “gerar desconforto de uma forma amorosa”, completa.
A abertura do evento aconteceu na noite deste domingo (15), com show do cantor e educador musical Vinicius Pinho, no Hostel Kariri. Confira algumas fotos.
Nesta edição, as mesas redondas da Semana Freiriana terão participações inéditas, como a da jornalista, escritora e documentarista brasileira, Eliane Brum, do artista plástico e escritor, Eduardo Marinho; do pedagogo José Pacheco, da psicóloga Vládia Holanda e do escritor Henrique Vieira. Os dias e horários das mesas podem ser conferidos no portal oficial da EPUCA.
Além das rodas de conversa, o evento conta com percursos formativos e atividades culturais. A exposição fotográfica Iandé Átã Joaju [Juntos Somos Mais Fortes] do fotógrafo Marcos Vieira, também se integra à programação e está aberta para visitação no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. O trabalho fotográfico busca uma aproximação aos saberes e modos de vida dos povos originários da Terra, representados pelos índios Tremembés.
A #SFC2019 soma-se a agenda da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE Ceará) e do Encontro Regional de Educação Popular em Saúde e em Convivência com o Semiárido.