Você conhece a gripe canina? Saiba como identificar

O período úmido e chuvoso também pode acometer seus pets com doenças respiratórias.




Notícias, Regional
cachorro pet

A mudança na temperatura é um dos principais motivos para o aparecimento de doenças respiratórias em humanos e até mesmo nos pets. Isso acontece porque o tempo frio, associado ao ar mais seco, favorecem o ressecamento da mucosa nasal e facilitam a entrada de vírus e bactérias.

Assim como a gripe humana, a influenza é bastante comum entre os cães. A traqueobronquite infecciosa (nome científico da doença) é caracterizada por tosse seca de início agudo, podendo ser mais evidente em momentos de atividade física ou excitação. Outros sintomas que podem se manifestar são espirros, secreção nasal e ocular, febre, vômito e apatia.

Embora não seja tão frequente, a traqueobronquite infecciosa canina é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida aos humanos, ou vice-e-versa. Por isso, é preciso estar atento aos sinais do seu cachorro e manter sempre o ambiente limpo para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Animais que frequentam parques, hotéis e creches também estão mais suscetíveis ao contágio, pois estão em constante contato com outros pets.

De acordo com de Isabella Carvalho, professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte – Uninassau, é essencial que os tutores façam o programa completo de vacinação do pet, além de higienizar e desinfetar o ambiente após identificado o surto de doença respiratória. Lavar bem as mãos após tocar em animais e seguir com a quarentena para animais recém-chegados são outras medidas indicadas para controle da doença. “A vacina contra a tosse dos canis pode ser administrada de forma injetável, intranasal e, mais recentemente, por via oral. O tutor deve aplicar a primeira dose a partir da 9ª semana de vida do pet e ficar atento ao reforço anual”, complementa.

Ao menor sinal de alteração do seu animal de estimação, procure um atendimento veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz. Apesar de ter cura, quando não tratado corretamente, a tosse dos canis pode se agravar, comprometendo a alimentação e deixando o animal cada vez mais apático.

Localizada na Av. Dr. Floro Bartolomeu, 785, no bairro Juvêncio Santana, em Juazeiro do Norte, a Clínica-Escola de Medicina Veterinária da Uninassau está à disposição de toda comunidade caririense para consultas, exames laboratoriais, ultrassonografias e cirurgias de castração. Demais informações podem ser obtidas por meio doo número (88) 99644-5385.