Vivo planeja fazer investimento no NE realizando compra da rede móvel OI

Operadora Vivo, sendo a última chegar no território Cearense, planeja atualmente realizar movimento de mercado segundo o jornal espanhol El Confidencial.




Economia, Notícias
Vivo planeja fazer investimento no NE realizando compra da rede móvel OI

Foto reprodução: Agência Brasil.

A operadora Vivo, sendo a última chegar no território Cearense, planeja atualmente realizar movimento de mercado que a levará a ser mais atuante no País e uma das líderes na Região Nordeste. Esse acontecimento se dará por meio da compra parcial ou total da rede móvel da Oi, que está em processo de recuperação judicial, nos estados nordestinos e é alvo de investimentos da Telefônica – controladora da Vivo.

Segundo o Diário do Nordeste, fontes do mercado destaca o interesse da Telefônica e esse se refere especificamente às redes de telefonia e dados móveis da operadora brasileira, que integram as tecnologias 3G e 4G, e não à estrutura fixa voltada aos serviços de voz, banda larga e TV paga.

No estado do Ceará a Oi é a operadora com um total de 2.797.880 chips, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representando 32,39% do mercado de telefonia móvel local estando atrás somente da Tim, com 2.912.275 de chips e 34,28% de mercado.

A Vivo, neste racking, possui apenas 723.393 chips no Ceará (8,51%) e, com a aquisição da rede móvel da concorrente, saltaria para a liderança no mercado do Ceará.

Proposta de investimento

O El Confidencial traz informações de que as próximas negociações dizem que a Telefônica já contratou um banco de investimento como consultor para ajudar na compra parcial ou total da Oi, que em agosto passado apresentou perdas de 1.500 milhões de reais – 390 milhões de dólares ou 353 milhões de euros – no segundo trimestre do ano.

Ainda segundo o jornal, o banco JP Morgan poderá participar da operação, se o negócio for adiante. Um dos principais entraves, a concentração de mercado, teria diminuído por conta da aprovação do novo marco das comunicações, na semana passada. Com a aprovação da nova lei das teles vai ser permitido que as empresas migrem do regime de concessão para o de autorização,