Vigilância Sanitária de Barbalha orienta comerciantes sobre decreto vigente

A equipe utilizou carros de som e informativos impressos para
orientar os comerciantes locais




Economia, Notícias

Ao longo da semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, tem promovido ação educativa com comerciantes locais. O intuito é repassar orientações sobre as medidas de contenção do novo coronavírus, estabelecidos em decreto vigente até esta quarta-feira, 14. A ação visa estimular o cumprimento do protocolo de 
segurança estabelecido pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19.

Com a permissão para a reabertura das feiras livres e exposições, das 7h às 16h e aos finais de semana das 7h às 14h, após constatação de significativa melhora na situação epidemiológica do município, algumas orientações foram reforçadas pela equipe da Vigilância Sanitária. A exemplo da obrigatoriedade do cadastramento e regularização dos 
comerciantes dessas categorias nas secretarias municipais competentes.

É importante reforçar que as demais medidas de segurança continuam valendo, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, disponibilização de álcool em gel ou em líquido a 70% e o distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada pessoa.
 
NOVO DECRETO
 
Além da reabertura das feiras livres e exposições, os parques aquáticos e congêneres também voltaram a funcionar com capacidade máxima de 20%, das 6h às 17h. Atividades físicas coletivas em espaços públicos e privados abertos ao 
público podem ser realizadas com capacidade máxima de 30%, das 6h às 20h. Os transportes coletivos intra e intermunicipais podem conduzir até 100% da capacidade máxima, das 6h às 22h.

Está liberado o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais durante o horário de funcionamento. Nesses locais, a capacidade máxima é de 50%, com seis pessoas por mesa.

As proibições continuam para quaisquer eventos em locais públicos ou privados, fechados ou abertos, bem como celebrações de casamentos, aniversários e similares.

Os serviços essenciais, exceto abastecimento de combustíveis, funcionam das 6h às 22h. O toque de recolher é das 
23h às 5h.
 
Próximo decreto
 
Em reunião na última segunda-feira, 12, o Comitê Técnico decidiu pela prorrogação do Decreto Municipal de Isolamento Social, alterando apenas o horário do comércio local durante a semana, que de 15 a 22 de 
julho poderá funcionar das 7h às 17h.

Além de autorização de música ambiente nos estabelecimentos comerciais. O Comitê levou em consideração o aumento de 19% no número de notificações, a estabilidade da positividade e a prevalência de internamentos.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.