A Viametro Cariri anunciou novas medidas que afetam diretamente os usuários. De acordo com a empresa, já nos próximos dias, a passagem passará a custar R$ 6,23 e as rotas dos bairros João Cabral e Horto deixarão de funcionar. Além disso, pessoas com idades entre 60 e 64 anos perderão o direito à gratuidade no transporte.
Até então, idosos a partir dos 60 anos podiam embarcar sem pagar, o que ajudava especialmente quem depende do transporte para trabalhar, realizar consultas médicas ou participar de atividades culturais. A mudança causou insatisfação entre muitos passageiros, principalmente os que utilizam o serviço diariamente.
Muitos internautas e usuários do transporte público criticaram a medida e também cobraram melhorias no serviço prestado, como ônibus em melhores condições e mais conforto. A ausência de concorrência no setor também foi alvo de questionamentos, já que a Viametro é a única operadora no município.
A empresa afirma que está apenas seguindo a legislação vigente, e esclarece que a decisão se baseia em motivos financeiros, como a necessidade de atualização do valor da passagem e o repasse feito pela prefeitura, que, de acordo com a operadora, tem sido insuficiente para manter o benefício de gratuidade ampliada.

