
As irmãs Verônica e Valéria Carvalho serão homenageadas com o título de doutoras honoris causa pela Universidade Regional do Cariri (Urca). A concessão já foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição e reconhece a trajetória das duas como referência na valorização da cultura afro-brasileira e no enfrentamento ao racismo no Ceará.
A previsão é que a solenidade de entrega aconteça entre os dias 20 e 27 de setembro, dentro da programação do XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, evento que acontecerá no campus da Urca, em Crato.
Nascidas no Crato e descendentes de quilombolas do Piauí, as gêmeas fundaram em 2001 o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec). E desde então, a organização tem atuado em pautas como controle social de políticas públicas, combate ao racismo e fortalecimento da presença negra na vida política e cultural da região.
Além disso, as duas desenvolvem um trabalho contínuo de formação e acolhimento no Terreiro das Pretas, espaço onde moram, localizado na Chapada do Araripe. Reconhecido como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, o terreiro é palco de atividades educativas, oficinas, rodas de conversa, eventos ligados à ancestralidade e à memória do povo negro do Cariri.
Entre os projetos desenvolvidos no terreiro, destaca-se o Cinemáfrica ao Luar, que mensalmente promove exibição de filmes e documentários, seguida de roda de conversa e o famoso lanche solidário. O momento reúnem dezenas de pessoas negras e aliados à causa.
O título de doutora honoris causa é a maior homenagem que uma universidade pode conceder. A expressão em latim significa “por causa da honra” e é destinada a personalidades que se destacam por sua contribuição relevante em áreas como cultura, educação, ciência ou direitos humanos.