Variante do coronavírus chega ao Ceará: 3 casos confirmados.

A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde do estado do Ceará.




Notícias

A Secretaria de Saúde do estado do Ceará (Sesa), divulgou nesta segunda (8) a confirmação de três casos detectados com a variante do coronavírus. Dois são referentes a viajantes e um dos casos é de um morador do estado. As análises foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

De acordo com a Sesa, os três pacientes são homens acima de 60 anos, e já estão internados em hospitais particulares da capital cearense. A secretaria afirma que não há cronologia das amostras confirmadas, ou seja, esses pacientes podem não ser os primeiros infectados com a nova mutação da Covid-19. 

Além desses casos, a Sesa em parceria com a Fiocruz está analisando 90 casos suspeitos. Entre eles 68,8% são referentes a suspeitos viajantes e 31,2% são de moradores do Ceará. 

Órgãos da Sesa, como o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) junto a Rede Genômica Fiocruz estão caracterizando as variações genômicas da nova mutação. 

Orientações 

Fora o Ceará, até o momento a variante do coronavírus foi detectada em sete estados brasileiros: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Sergipe e Pará. A Secretaria de Saúde do estado recomenda que viajantes oriundos dessas localidades devem fazer quarentena de 14 dias antes da sua vinda ao estado. 

Caso o viajante tenha algum sintoma que sugira doença respiratória aguda durante ou depois da viagem, deve buscar imediatamente atendimento médico, atentando-se a falar do seu histórico de viagem pessoal para o profissional de saúde.

LEIA A NOTA TÉCNICA DA SESA SOBRE A VARIANTE E ORIENTAÇÕES PARA VIAJANTES