Uso de máscara em locais abertos

A decisão não é unanime e é decidida de acordo com os comitês regionais.




Notícias, Saúde

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 não é mais obrigatório em ambientes abertos.

Contudo, o uso da máscara segue obrigatório em locais fechados, como salas de aula, cinemas, teatros, transporte público e escritórios. Paulistas poderão andar pelas ruas sem máscara de proteção já a partir desta quarta.

“A decisão que libera o uso de máscaras (em ambientes abertos) se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação”, afirmou Doria.

Segundo o VacinaJá, plataforma digital do governo paulista, 70,3% das crianças já receberam a primeira dose da vacina. Em relação à segunda dose, 19,2% das crianças possuem a vacinação completa.

A desobrigação do uso de máscaras segue recomendação do Comitê Científico que assessora Doria. A decisão é baseada na queda no número de infecções diárias, internações e óbitos decorrentes da Covid-19.

A Vigilância Sanitária estadual, apesar de defender o fim da obrigação da máscara em ambientes abertos, ainda aconselha a manter medidas sanitárias, como higienizar as mãos e evitar aglomerações. O órgão também defende avançar ainda mais na vacinação, sobretudo na dose de reforço à população adulta.

No Ceará o decreto do dia 07, afirma que o uso de máscara é obrigatório, irrestritamente.

Em todo o país, Abrasel pede flexibilização do uso de máscaras
Nesta segunda-feira (7), o Rio de Janeiro deu um grande passo em direção aos fins das restrições provocadas pela pandemia: a cidade, que já havia dispensado a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos no ano passado, estendeu a orientação para ambientes fechados. É a primeira capital brasileira que permite a abolição total do uso de máscara, tendência que deverá ser replicada em outras cidades a partir de agora, assim como já acontece em metrópoles do mundo todo, como Madri, na Espanha. 
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a liberação das máscaras no Rio vai ao encontro do caminho que todo mundo vai chegar. “Com os índices da Covid baixos e os sistemas de saúde funcionando sem sobrecarga, não há motivo para manter restrições. Na Dinamarca, estádios estão funcionando com capacidade máxima, bares e restaurantes estão abertos sem nenhum tipo de restrição e a máscara e o passaporte vacinal não são mais obrigatórios”, observa. Segundo ele, embora haja avanços, alguns governos estão no caminho contrário. “No Brasil, algumas cidades já estão acabando com as restrições, mas em outras capitais, há governos que estão mantendo ou ampliando as restrições sem o devido embasamento”, afirma.

No Ceará, o presidente da Abrasel, Taiene Righetto, acrescenta que o setor de alimentação fora do lar tem cumprido ao longo dos últimos dois anos um papel importante na conscientização da população, contribuindo, inclusive, para um número significativo de vacinados em todo o estado. “Agora, é hora de flexibilizar o uso da máscara, deixando as pessoas livres, é claro, para decidirem sobre como devem seguir daqui pra frente. O mais importante é que chegamos a um momento de índices mais baixos e hospitais funcionando sem sobrecarga”, afirma.