Uma mulher é agredida a cada 4 minutos no Brasil, diz levantamento

Em 2018, foram registrados mais de 145 mil casos de violência. Dados incluem somente sobreviventes.




Notícias
Uma mulher é agredida a cada 4 minutos no Brasil, diz levantamento

Foto: Violência contra a mulher/Pixabay

No Brasil, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Em 2018, foram registrados mais de 145 mil casos de violência – física, psicológica, sexual e de outros tipos – em que as vítimas sobreviveram.

O maior número de casos por tipo foi de violência física, totalizando 97,7 mil no ano passado, seguido de 52,2 mil de violência psicológica e 34,3 mil de violência sexual. Os números são resultados do que foi registrado no sistema.

Fonte: Sinan/Ministério da Saúde; dados de 2018 são preliminares e estão sujeitos a alterações. Elaboração: Folha Uol

Os dados do Sinan diz também que em quase todos os casos de violência, o agressor da mulher é uma pessoa próxima à vitima: pai, padrasto, irmão, filho, ou, principalmente, ex ou atual marido ou namorado. Na maioria das vezes, é em casa onde as mulheres são agredidas.

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2017 houve 4.396 assassinatos de mulheres no país. Existe ainda um alto número de agressões de todos os tipos não notificadas. Por isso, é possível que o número seja ainda maior.

O tema da violência contra a mulher, ano após anos, vem ganhando a sensibilização da sociedade, tendo sido amplamente discutido e mostrado. O telefone 180 é um canal de denúncia que ajuda a combater a violência e a mapear esses dados.