UFCA promove evento com participação de Manuela d’Avilla

O encontro que será realizado na próxima quinta-feira, 29, marcará o lançamento da V Semana de Jornalismo no Cariri.




Educação, Notícias

Durante a próxima quinta-feira, 29, às 18h30, o curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) irá dar início aos preparativos para V Semana de Jornalismo do Cariri. O evento de lançamento contará com a presença da política e ex-candidata a vice-presidente, Manuela d’Avilla. O objetivo é que a convidada discuta junto aos estudantes do curso o advento das fake news. Devido o momento de pandemia o encontro se dará em modo online, sendo transmitido pela plataforma Google Meet.

O debate em volta da construção e difusão de notícias falsas tem crescido e ocupado cada vez mais espaço. Nessa linha, é possível destacar a distribuição em massa deste tipo de conteúdo por meio de aplicativos de mensagens, ampliando o nível de desinformação. Manuela d’Avilla esteve bastante inserida nessas discussões, chegando inclusive a denunciar diversas informações inverídicas que estariam sendo divulgadas a seu respeito. Ainda em 2020 ela lançou o livro ‘E se fosse você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news’. Nesse seguimento, a organização da V Semana de Jornalismo do Cariri informou que as fakes news terão destaque nos espaços que serão promovidos pelo evento, que está programado para acontecer entre 27 de setembro e 01 de outubro de 2021.

A participação de d’Avilla, que também é jornalista, será dividida em dois momentos. Inicialmente ela fará uma pequena exposição sobre o assunto, e em seguida concederá uma entrevista coletiva aos discentes do curso de jornalismo da UFCA. Ambos os momentos poderão ser acompanhados por todos aqueles que desejarem, pois o encontro se dará em formato de aula pública.

Segundo os organizadores, serão disponibilizadas 250 vagas, os interessados devem se inscrever através do e-mail que está no final desta matéria. Basta encaminhar a manifestação de interesse. Porém, foi esclarecido, ainda, que haverá transmissão simultânea do evento em outras plataformas digitais do curso, como YouTube.

Manuela d’Avilla

Política filiada ao PCdoB, tem em sua carreira política majoritariamente voltada para o legislativo. Seu primeiro mandato foi em 2004, como vereadora de Porto Alegre, em seguida, em 2007, assumiu o posto de deputada federal, função que exerceu até 2015. Após isso, optou por disputar uma vaga no legislativo gaúcho, cargo que ocupou até 2019. Em 2018 foi pré-candidata a presidência da República pelo PCdoB, porém, acabou abrindo mão da candidatura para ser vice na chapa do PT. Em 2020 disputou a prefeitura de Porto Alegre, sendo derrotada no segundo turno.

Manuela é jornalista, formada pela Pontíficia Universidade Católica (PUC-RS), e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de autora de três livros.

Serviço

Aula aberta Manuela d’Avilla

Data: 29 de abril, às 18h30

Inscrições (Até 28/04) pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYjMCLfeAOYSpjb_-iWLwu6uovLEz20cUM8xMEQjJy2RczDw/viewform