TV Cultura está prestes a comprar direitos da Fórmula 1

Segundo informações divulgadas recentemente, as conversas entre TV Cultura e Rio Motorsports estariam em patamar avançado




Notícias

Depois de quarenta anos sendo transmitida pela Rede Globo de Televisão, a emissora informou em agosto deste ano que iria renovar o contrato para transmissão da elite do automobilismo mundial. A ação, que é parte da política de revisão do catálogo de direitos do canal carioca, abriu uma disputa junto ao mercado de emissoras de TV, pois houveram alguns interessados em adquirir os direitos da categoria.

No entanto, a primeira a fechar contrato foi a Rio Motorsports, porém, a empresa não possui canais de divulgação. Logo, pode sublicenciar os direitos, tanto para a TV aberta, quanto para o cabo ou streaming. Bandeirantes e SBT chegaram a demonstrar interesse na compra das transmissões, entretanto, os valores estipulados foram um obstáculo para ambos os canais.

Agora, a surpresa ficou por conta da TV Cultura, o canal estatal está em avançadas negociações. E de acordo com a colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, as tratativas estão em bom patamar e são tidas como promissoras. Apesar da questão financeira ainda ser um fato a ser superado.

Todavia, o jogo sobre quem fica com a F1 pode sofrer uma grande reviravolta, fazendo com que os direitos fiquem com a detentora atual, a TV Globo. Segundo matéria do Portal Terra, o prazo para que a Rio Motorsports quite os pagamentos junto a Liberty Media, dona oficial das transmissões, está próximo do fim, e até o momento nada foi pago. Caso a empresa não honre com os pagamentos, a Globo, mesmo sem buscar a renovação, pode acabar conseguindo.

A atual temporada da F1 é liderada por Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes também se sagrou como maior vencedor da história da categoria, superado o heptacampeão Michael Schumacher.