Turismo cearense teve o segundo maior avanço do Brasil em 2019

O Ceará ficou atrás apenas de São Paulo, que avançou 5,1% no período.




Economia, Notícias

O estado do Ceará teve o aumento de 4,8% em atividades turísticas ao longo do 2019, o número é comparativo ao ano anterior. O Ceará é o líder do crescimento no Nordeste. Ficando à frente Bahia e Pernambuco, que avançaram apenas 1,3% e 0,9%, respectivamente. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 12, apontam que a nível nacional, o Ceará ficou atrás apenas de São Paulo, que avançou 5,1% no período.

O estado cearense só ficou em segundo lugar porque em dezembro a alta foi de apenas 1,3%, enquanto os paulistas surpreenderam ao registrar um crescimento de 5,9%, segundo O Povo.

A média nacional de atividade turística registrar crescimento foi 2,6. Além do Ceará, estados como Espírito Santo (2,9%) e Minas Gerais (2,8%) também ficaram à frente do indicador do Brasil. Paraná (-3,1%) e Distrito Federal (-6,2%) são os principais destaques negativos. 

Setor de serviços

O setor dos serviços, diferente do turismo, fechou abaixo da média nacional para o período, com alta de 0,3%, a média nacional é de 1%. O destaque nacional veio no transporte, do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que avançou 4,4%.

No Nordeste, quatro dos nove estados registraram recuo nos serviços ao longo de 2019, sendo Alagoas (-5,5) e Piauí (-5,4) os principais destaques negativos.

Com informações do O Povo