Após confirmação de contaminação pelo vírus monkeypox, na terça-feira, 13, pacientes seguem isolados e em acompanhamento pelo sistema municipal de saúde de Crato. A comprovação ocorreu por meio de exames laboratoriais e foi divulgada pela Secretaria de Saúde do município.
Os pacientes não têm histórico de viagem e apresentam sintomas leves, com expectativa de alta breve. São de áreas distintas, o isolamento que seguem é domiciliar, e todos os seus contatos foram investigados. Segundo a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, desde o início do aparecimento da doença, a Secretaria Municipal do Crato tem participado e capacitado todos os os profissionais de saúde para que possam conduzir essa doença da melhor forma possível.
Marina alerta ainda que no surgimento de sintomas a população deve procurar a unidade básica de saúde para que todos os encaminhamentos e investigações sejam feitos em tempo oportuno.
Sobre a doença
O principal sintoma é a erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar febre, calafrios e linfadenopatia – inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço. Pessoas que apresentem tais sintomas devem procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima para avaliação do caso e acesso a orientações.