Tarrafas se torna o primeiro município do Ceará a escolher Patrona da Educação

A professora Maria Luiza Leite foi a escolhida. Em seu histórico consta o amor pela educação e pela docência.




Educação, Notícias

A cidade caririense de Tarrafas tornou-se na última quinta-feira, 25, a única do estado do Ceará a definir seu patrono da educação, no caso, patrona, a escolhida foi a professora Maria Luiza Leite. A ideia partiu, inicialmente, do estudante de jornalismo Wesley Guilherme de Vasconcelos, que se deparou com a história da professora desde cedo. Ele conta que ela é um ícone para a cidade, pela sua dedicação contínua ao magistério, além de ter defendido assiduamente a necessidade da educação como fator de transformação.

Maria Luiza Leite morreu em 1991, com apenas 48 anos. Wesley conta que costuma defini-la como a expressão local de Paulo Freire, devido os métodos de ensino e a percepção educacional que ela detinha. Ela chegou, inclusive, a dar aulas em baixo de um pé de cajueiro, nos conta ele.

Maria Luiza Leite. Foto: Arquivo pessoal

A agora patrona da educação tarrafense chegou a ser perseguida politicamente durante meados dos anos 1970, no auge do coronelismo e do voto de cabresto. Atuou na construção dos meios que abriram caminho para a emancipação do então distrito de Tarrafas. Quando isso ocorreu, em 1987, seu nome foi bastante cotado pela disputa ao executivo da cidade, porém, o convite foi rejeitado. Segundo Wesley, a grande devoção de Maria Luiza estava no ensino.

Jader Leite, filho de Maria Luiza, e professor universitário, afirmou que o título conferido à sua mãe significa “um importante ato de reconhecimento de sua trajetória de dedicação, engajamento e luta para que os cidadãos e cidadãs tarrafenses pudessem ter acesso a uma educação formal, a um processo de escolarização que lhes garantisse melhores de condições de vida. A minha mãe tinha uma convicção de que a educação é um caminho fundamental para a emancipação humana e sua vida foi dedicada a esse propósito, não só para seus filhos e filhas, mas também para os filhos e filhas de Tarrafas.”

A projeto de lei que concedeu a honraria para Maria Luiza Leite foi assinado pelo vereador Tonozinho (PDT), e pelas vereadoras Sonha Germano (PDT) e Lane Arrais (PTB).

Em parte do texto que foi lido durante a sessão da última quinta-feira, 25, o estudante Wesley disse: “Ela é nossa patrona por excelência. Essa lei é importante porque é uma garantia que sua memória será preservada, e sua luz, que iluminou todos ao seu redor, continue brilhando pela nossa educação.”