
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, agora disponível no SUS. A primeira remessa, com quase 12 mil unidades, vai atender 1.144 pacientes em 2025, e a entrega completa está prevista até junho de 2026.
O investimento total é de R$ 159,3 milhões, com negociação que reduziu em cerca de 50% o preço em relação ao mercado, garantindo economia de aproximadamente R$ 165 milhões. O medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos mais avançados.
Além do Trastuzumabe Entansina, o SUS passa a oferecer também inibidores de ciclinas, indicados para câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2-negativo. A compra descentralizada permitirá que estados e municípios adquiram diretamente os medicamentos, agilizando o tratamento.
A prevenção e o diagnóstico precoce também estão sendo reforçados. A faixa etária para mamografia no SUS foi reduzida para mulheres a partir dos 40 anos, e 28 carretas do programa “Agora Tem Especialistas” estão levando consultas e exames para regiões com pouco acesso a serviços de saúde, beneficiando milhares de mulheres em todo o país.
foto: José Cruz