Suposto grupo integralista assume ataque ao Porta dos Fundos

No vídeo, os homens afirmaram que o ato ”buscou justiçar o povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica’




Notícias, Policial
Suposto grupo integralista assume ataque ao Porta dos Fundos

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 26, integrantes do grupo que se autodenomina Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira assumiram a autoria do atentado contra a sede da produtora do canal Porta do Fundos, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada da terça-feira, 24.

O grupo divulgou um vídeo com imagens do ataque e com a participação de três homens encapuzados e vestidos com camisas verdes. Um bandeira do Brasil da época do império também compõe o cenário da gravação. No vídeo, os homens afirmaram que o ato ”buscou justiçar o povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica” .

“Nós do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira reivindicamos a ação direta revolucionária que buscou justiçar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos fundos tomou quando produziu seu especial de natal a mando da mega corporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro, mais uma vez, como o grande capital anda de mãos dadas com os ditos socialistas”, diz o homem.

A assessoria da produtora afirmou que o ataque aconteceu às 4 horas da manhã. O prédio foi alvo de dois coquetéis molotov. A segurança que estava no local conseguiu conter o fogo e ninguém foi ferido. As imagens que o suposto grupo integralista compartilhou mostra o momento em que os coquetéis molotov são jogados por cima do muro e as chamas se espalham pelas paredes do edifício.

Em nota, o Porta dos Fundos disse que “condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades” . No texto, a equipe do Portas afirma que espera que os responsáveis pelos ataques “sejam encontrados e punidos”.

O ataque está sendo investigado pelo 10.ª DP (Botafogo) como crime de explosão e pode ser enquadrado na lei antiterrorismo, que define terrorismo como ação de de usar explosivo “por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião” com a finalidade de “provocar terror social”.

Especial de Natal

Desde o lançamento do especial de Natal A Primeira Tentação de Cristo, na Netflix, o Porta dos Fundo é alvo de críticas. A produção se passa no aniversário de 30 anos de Jesus e satiriza seu retorno após 40 dias de jejum no deserto.

No programa, Jesus, interpretado por Gregório Duvivier, é gay e foi adotado por José e Maria. Na festa dos seus 30 anos é relevado que ele é Filho de Deus.

A sátira já traz na sinopse que é “um especial de Natal tão errado que só podia ser do Porta dos Fundos”.