Solenidade de repatriação dos 998 fósseis da França acontece nesta quinta (28) em Crato

O material demorou cerca de uma década para retornar ao seu lugar de origem, a Bacia Sedimentar do Araripe, que também abriga o território do Geopark Araripe.




Natureza, Notícias
Fóssil - Museu de Paleontologia (Foto: Nívia Uchoa)

O Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Universidade Regional do Cariri (URCA), realiza, nesta quinta-feira, dia 28, às 9h, em Crato, a solenidade de apresentação dos 998 fósseis repatriados da França. O material chegou ao solo cearense no último dia 13 de dezembro e foi encaminhado para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, espaço de salvaguarda do patrimônio fossilífero. Na ocasião, será realizada entrevista coletiva com o governador e pesquisadores sobre as peças repatriadas.

A solenidade acontece no auditório da Sede do Geopark Araripe, no campus do Pimenta. O evento reunirá o Governador do Estado, Elmano de Freitas, que fará a entrega oficial das peças, a maior repatriação em volume de fósseis já realizada no Brasil, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e o Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, além do diretor do Museu de Paleontologia, Professor da URCA, Allysson Pinheiro.

Os fósseis repatriados são do período Cretáceo, datados de 90 a 110 milhões de anos pretéritos. O resgate desse material remete a um trabalho interinstitucional do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) Embaixada do Brasil na França, diplomacia brasileira, Governo do Estado, através da Secitece, Universidade Regional do Cariri (URCA), Ministério Público Federal e Polícia Federal. O Governo do Ceará agradece especialmente à Embaixada do Brasil na França, que realizou um trabalho importante no intuito de resolver os trâmites necessários, para que esse material fosse encaminhado ao Brasil.

Para o diretor do Museu, a repatriação representa uma longa luta no contexto jurídico, da ciência e identitário, do patrimônio brasileiro, e é a maior repatriação com cerca de 2,5 toneladas de material bastante variado de vertebrados, invertebrados, plantas superiores e plantas inferiores, de uma qualidade excepcional de preservação. “É um momento de celebração, graças a pessoas e instituições”, comemora.

O material demorou cerca de uma década para retornar ao seu lugar de origem, a Bacia Sedimentar do Araripe, que também abriga o território do Geopark Araripe. O Reitor da URCA ressalta a importância do trabalho institucional desenvolvido para o resgate desse material, sobretudo do Governo do Estado, que possibilitou todo o translado do material e esteve acompanhando continuamente, juntamente com a Secretaria de Relações Internacionais. “Esse material tem uma grande importância para a ciência, a pesquisa, e estará à disposição para estudo, além de contar com a exposição para o público”, afirma.

SERVIÇO
Solenidade de repatriação dos 998 fósseis vindos da França
Data: 28/12 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório do Geopark Araripe (Rua Carolina Sucupira, s/n – Pimenta-Crato – CE)