Sistema de vídeo monitoramento do Crato auxilia na fiscalização durante a pandemia

Entre as ocorrências atendidas, têm desordem, roubo, furto, dano ao patrimônio público e privado, pessoas perdidas, e aglomeração.




Notícias, Segurança

Em funcionamento desde dezembro de 2020, o Sistema de Vídeo Monitoramento implantado nas praças centrais da cidade pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem realizando um trabalho de prevenção e resguardando a segurança da população.

Diariamente, o sistema é responsável por detectar ocorrências e atos ilegais no ambiente público, onde as equipes específicas do moto patrulhamento são acionadas para o atendimento.

“A importância do sistema de vídeo monitoramento não é só para o que é registrado, mas bem mais para o que irá ser prevenido. Com a presença das câmeras, nós agimos preventivamente e evitamos muitas ocorrências, transgressões, inibimos aquelas pessoas que queiram realizar qualquer ato ilegal no ambiente público”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire.

Entre as ocorrências atendidas, têm desordem, roubo, furto, dano ao patrimônio público e privado, pessoas perdidas, e aglomeração. O monitoramento está sendo feito pelo Centro Integrado de Operações de Emergências Municipais (CIOEM) e conta com 11 câmeras controladas pela equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O sistema implantado pela Prefeitura monitora as praças São Vicente, Siqueira Campos, Praça da Sé, Praça da RFFSA, Praça Alexandre Arraes, Praça do Jambo, Praça do Paço Municipal, além da Encosta do Seminário e do Horto de Nossa Senhora de Fátima.