Sesc Fortaleza promove ações de conscientização durante campanha do Novembro Azul

Dia 30/11 acontece o Dia D: Saúde do Homem com testes rápidos e exposição na unidade




Notícias, Saúde

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2020, o câncer de próstata deve atingir mais de 65 mil homens. Para ajudar a enfrentar tabus e preconceitos acerca do tema, a equipe de Educação em Saúde e o Departamento Físico-Esportivo do Sesc Fortaleza realizarão ações educativas virtuais e presenciais tanto na unidade do Sesc como em empresas que solicitarem palestras em alusão ao Novembro Azul.

As atividades têm como objetivo quebrar barreiras e chamar atenção da sociedade para a importância de hábitos preventivos ao câncer de próstata, assim como para os cuidados com a saúde do homem em geral. “Iremos abordar temáticas que estão relacionadas aos cuidados de saúde como alimentação, atividade física, saúde mental, tudo o que de alguma forma pode contribuir para a prevenção do câncer. Nós buscamos conscientizar tanto o nosso público na unidade como também expandir para outras pessoas através das lives e das visitas nas empresas”, explica Marília Bessa, enfermeira especialista em saúde coletiva do Sesc Fortaleza.

A programação conta com lives, palestras online com profissionais da saúde e jogos educativos. No encerramento, dia 30/11, acontece o “Dia D: Saúde do Homem” com exposição e testes rápido de hepatite e sífilis no Circuito Sesc Saúde. A ação presencial será realizada no Sesc Fortaleza de 08h às 11h.

Informação e Saúde

Para esclarecer dúvidas e explicar melhor sobre exames de rastreamento para detectar o câncer, no dia 10/11, às 20h, será realizada uma live com o médico urologista Rommel Regadas, no Instagram @Sescce, mediada pela técnica do programa saúde do Sesc Fortaleza, Larissa Martins. O convidado é doutor em ciências médico-cirúrgicas, professor da disciplina de urologia da UFC e UECE, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Secção Ceará.

No dia 16/11, a programação continua com uma webpalestra sobre “Saúde do Homem” realizada por meio da plataforma Google Meet, às 16h, com a técnica Larissa Martins. O público poderá tirar dúvidas, aprender mais sobre o corpo e os hábitos necessários para manter uma boa qualidade de vida. Os interessados podem acessar a palestra pelo link: https://meet.google.com/oos-xgqb-fsp.

Tão importante quanto cuidar do corpo, é ter a mente em equilíbrio. Por isso, no dia 18/11, acontece uma live sobre “A importância de cuidar da saúde mental e física do homem” com a psicóloga convidada, Raphaella Pires, e mediada pela técnica Larissa Martins. A psicóloga é especialista em oncologia pela Residência Multiprofissional em Saúde pela UNEB em formação de terapias cognitivas – Psicoeducar. A live será transmitida pelo perfil @lary_martinsp às 19h30.

Diante do aumento do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), manter a população bem informada é uma maneira de conter o risco. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis e 43,9 mil novos casos de HIV. Como forma de alerta e prevenção, essa é a temática da webpalestra com a técnica Larissa Martins no dia 19/11, às 16h. O encontro virtual acontece na plataforma Google Meet através do link: https://meet.google.com/qpu-yytw-smx.

Outro fator que também está diretamente relacionado aos cuidados preventivos de câncer é a alimentação. Para falar sobre o assunto, a nutricionista convidada, Priscilla Goretti, estará na live “Abordagem nutricional no câncer de próstata” dia 26/11 às 19h, no perfil @Sescce, mediada por Marília Bessa, enfermeira especialista em saúde coletiva do Sesc Fortaleza. Com vasta especialização em nutrição oncológica, Priscilla Goretti é pós-graduada em Oncologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; pós-graduada em nutrição clínica pela UFRJ; especialista em nutrição oncológica pela SBNO, e atualmente é nutricionista oncológica do grupo Oncoclínicas.

Nas sextas-feiras, 06, 13 e 27 de novembro, acontece uma atividade interativa com “Mitos e verdades sobre a saúde do homem” no Sesc Fortaleza. De 11h às 13h, o público é convidado a participar de um jogo educativo para tirar dúvidas e aprender mais informações sobre a campanha Novembro Azul.

Serviço:

Campanha Novembro Azul

Unidade Sesc Fortaleza

Telefone: (85) 34649307

Mais informações: www.sesc-ce.com.br