Sesc Crato dispõe de projeto que promove envelhecimento ativo

A iniciativa contempla várias atividades sociais que estimulam a qualidade de vida de pessoas acima de 50 anos.




Notícias, Regional
Sesc Crato dispõe de projeto que promove envelhecimento ativo

Via Assessoria

Quem não quer envelhecer ativamente cuidando da saúde física, mental, fazendo atividades que promovem bem-estar e mais qualidade de vida? Uma das principais iniciativas do Sesc para a população idosa recebe inscrições de novos participantes na unidade do Crato.

Trata-se de um projeto do Sesc, braço social do sistema Fecomércio, voltado para pessoas acima de 50 anos e as inscrições acontece em duas etapas. A pessoa idosa passa por uma conversa com a equipe social do Sesc, momento em que são identificadas habilidades, perfil social e são indicados os projetos e atividades ideais ao participante.

Ao fazer parte do Trabalho Social com Idosos (TSI), o participante tem acesso a vários tipos de atividades como orientações sobre direitos sociais e cidadania, bailes temáticos, grupos literários, etc. Após esses procedimentos, a pessoa idosa pode ir até o setor de Relacionamento com Cliente da instituição, levando RG, CPF, Comprovante de Residência e taxa de anuidade (ver serviço abaixo).

Sobre o trabalho social com idosos

Experiências em projetos de grupos de convivência, oficina da memória, trabalhos manuais, viagens e passeios, teatro, coral, dança, criação literária, bailes temáticos proporcionam aos integrantes descobertas para bem viver a velhice. Cuidados com a saúde física também fazem parte do projeto, com a prática de movimentos que desenvolvem flexibilidade e equilíbrio.
Temas como Estatuto do Idoso, combate à violência, promoção da saúde são debatidos em seminários, palestras e rodas de conversa, que dão aos participantes as informações necessárias para exercer o controle social de seus direitos. Além disso, ao fazer parte do TSI, o idoso tem descontos nas tarifas de várias atividades do Sesc, como viagens e passeios do Turismo Social Sesc.
A convivência em grupos do Trabalho Social com Idosos traz autoestima ao idoso, que cria vínculos de amizades, desenvolve independência, descobre alternativas de interação com as gerações mais jovens e aprende a utilizar novas tecnologias