Semana do Bebê 2025 é aberta em Juazeiro do Norte com foco na primeira infância

Evento anual discute práticas de cuidado e proteção das crianças de 0 a 6 anos e integra a programação do Agosto Verde.

Notícias, Regional

A Semana do Bebê 2025 foi aberta na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) de Juazeiro do Norte. O início da programação contou com a fanfarra da EEEF Padre Cícero e uma apresentação cultural de alunos da EEF Tabelião Expedito.

Na abertura, a psicóloga Maria Auricélia Pereira Braz Lavor ministrou a palestra “A potência dos cuidados na primeira infância: práticas que florescem”. A apresentação abordou a importância do cuidado integral na primeira infância, incluindo aleitamento materno, acompanhamento do desenvolvimento e boas práticas na educação de crianças de 0 a 6 anos.

Realizada anualmente, a Semana do Bebê é um dos pré-requisitos para que o município conquiste o Selo Unicef. O evento promove discussões sobre pré-natal, aleitamento materno, saúde bucal, alimentação saudável, mortalidade infantil e prevenção da gravidez na adolescência, reunindo pais, gestantes, estudantes e profissionais de diferentes áreas.

De acordo com Pedro Henrique Silva, articulador do Selo Unicef em Juazeiro do Norte, a novidade deste ano é a entrega do título de Guardião da Primeira Infância, que reconhece pessoas e instituições que desenvolvem práticas de cuidado e proteção às crianças, incluindo a identificação de situações de violência.

A Semana do Bebê integra a programação do Agosto Verde, mês dedicado à primeira infância, e envolve ações conjuntas das secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Assistência Social (SAS). A programação segue durante toda a semana em escolas, creches e unidades de saúde, com palestras, rodas de conversa e atividades educativas.

O encerramento está marcado para a próxima sexta-feira (29), com a realização da 3ª Marcha pela Infância e Juventude, que reunirá profissionais, sociedade civil e crianças para celebrar conquistas e debater melhorias necessárias.

publicidade
publicidade