Sedest retoma Programa de Aquisição de Alimentos

O programa tem a responsabilidade de mobilizar os agricultores cadastrados, realizar a compra e a triagem dos produtos.




Notícias, Regional

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte – Sedest, retoma nesta quarta-feira, 28, as atividades do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, na modalidade compra direta com doação simultânea.

A ação se soma a diversas outras, já implementadas pela Sedest, com o objetivo de minimizar os efeitos da insegurança alimentar no contexto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A previsão é que, já neste retorno, o PAA receba cerca 1.800 quilos de alimentos.

O programa tem a responsabilidade de mobilizar os agricultores cadastrados, realizar a compra e a triagem dos produtos.

Depois de separados, são destinados a instituições socioassistenciais do terceiro setor e equipamentos públicos, como Centro Pop, Casa Abrigo, Cras, Cozinhas Comunitárias e Banco de Alimentos. Estes últimos, vinculados à Sedest, ficam responsáveis pela preparação e distribuição em forma de refeições.

Criado em junho de 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal, administrado pela Sedest, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o Programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares.