Secretaria de Saúde de Barbalha realiza capacitação sobre perfil epidemiológico da sífilis

estação ou no parto, também tem gerado preocupação e despertado a atenção dos profissionais da Secretaria de Saúde de Barbalha




Notícias, Saúde

A Secretaria de Saúde de Barbalha realizou na última sexta-feira, 17, uma capacitação sobre o perfil epidemiológico da sífilis no município.

A formação foi direcionada para médicos, enfermeiros e dentistas e contou ainda com a participação de servidores que trabalham na rede de saúde e teve como objetivo atualizar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família sobre o diagnóstico e tratamento da doença, com ênfase na sífilis na gestação e na sífilis congênita, que tem registrado nos últimos anos aumentos consideráveis nos índices desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

De acordo com o Coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Barbalha, Antônio Eclésio Modesto Lima, Barbalha tem se articulado para combater a proliferação da doença. “A capacitação foi o ponto inicial, mas além disso, temos ampliado a realização de testes rápidos de fácil execução e rápido resultado”, destacou. Já em relação ao tratamento, afirmou o Município está implantando o Monitoramento Epidemiológico e o fluxo para administração de Penicilina Benzatina, conhecida popularmente como Benzetacil, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Considerada tratamento Padrão Ouro em casos de Sífilis, Penicilina Benzatina, se encontra disponível na farmácia básica. No entanto, se faz necessário que o paciente procure atendimento médico para que sejam realizados os exames e a confirmação do diagnóstico para receber o tratamento adequado de acordo com a recomendação médica.

A sífilis congênita, transmitida de mãe para filho na gestação ou no parto, também tem gerado preocupação e despertado a atenção dos profissionais da Secretaria de Saúde de Barbalha, pois é uma doença que pode ocasionar sequelas que levam a distúrbios de desenvolvimento, cegueira, surdez, distúrbios intelectuais e malformações, além de  causar diversos impactos na saúde da população em geral, podendo levar à morte em casos graves.