Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da F1

O tetracampeão comunicou que permanecerá na categoria apenas até o final de 2022.




Mundo, Notícias

Um dos principais pilotos alemães da história recente da Fórmula 1, Sebastian Vettel comunicou que decidiu não renovar seu vínculo contratual com a equipe Aston Matin. Portanto, o tetracampeão da categoria deixará o gride ao final da temporada 2022, após dezesseis temporadas consecutivas. 

Vettel tornou-se o principal nome da F1 entre os anos de 2010 e 2013, período em que conquistou os títulos de campeão mundial da categoria. Este recorte temporal também marca os principais momentos de glória da equipe Red Bull, da qual Sebastian era piloto. Além dos títulos, ele também conquistou dois vice-campeonatos, em 2017 e 2018, quando corria pela Ferrari. 

Sebastian Vettel em carro da equipe Red Bull. Foto: Reprodução

Ao longo da carreira, o esportista somou números consideráveis. De acordo com dados consolidados pela Federação Internacional de Automobilismo, Vettel alcançou 53 vitórias em grandes prêmios, além de 122 podiuns ao total, e 57 pole positions. A FIA também acumulou todos os pontos que Sebastian Vettel marcou ao longo da carreira na F1, ele atingiu incríveis 3.076 pontos. 

Ao saber da decisão do piloto, a FIA agradeceu a presença de Vettel nas últimas dezesseis temporadas e classificou a vivência do esportista na categoria como ‘fantástica’. A Ferrari, equipe pela qual Sebastian venceu sua última corrida, em 2019, desejou sorte e sucesso. O heptacampeão Lewis Hamilton foi às redes sociais e disse que era uma honra ter tido Sebastian Vettel como rival, afirmou também que o piloto deixa a categoria muito melhor do que à encontrou. 

A saída de Vettel abre uma vaga na Aston Matin, escuderia que ele defenderá apenas até o fim de 2022. As expectativas dão conta que na pausa de meio de temporada as articulações para substituição sejam encaminhadas, Mick Schumacher é o mais cotado para ocupar o espaço.