Rodrigo Bocardi é acusado de racismo durante telejornal

No seu perfil no Instagram, Bocardi tentou se defender e pediu desculpas




Notícias

Durante o Bom dia SP desta sexta-feira, 07, o apresentador Rodrigo Bocardi, em uma conversa ao vivo com um jovem negro, chamado Leonel, entrevistado pelo repórter Tiago Scheuer, em uma estação de metrô em São Paulo, questionou se Leonel estava indo ao Clube Pinheiros, clube de classe alta que fica na cidade, “pegar bolinha de tênis”, o entrevistado, então, respondeu que era um atleta.

A fala do apresentador gerou uma repercussão negativa nas redes sociais. No twitter, internautas questionaram a fala de Bocardi, apontaram racismo no comentário e o levantaram discussões.

Em sua conta do Instagram, Bocardi se defendeu:

“Muito triste a acusação de preconceito. Eu pratico tênis no Clube Pinheiros. Os jogadores de tênis não usam uniformes, mas os pegadores/rebatedores, sim: uma camiseta igual a do Leonel, com quem tive o prazer de conversar hoje. Ao vê-lo com a camiseta que vejo sempre todos os dias, pegadores/rebatedores de todas as cores de pele, pensei que fosse um deles. Não frequento outras áreas do clube onde outros esportes são praticados. E não sabia que a camiseta era parecida. Se soubesse, teria perguntado em qual área ou esporte trabalhava ou treinava”, tentou se justificar.

O jornalista disse que, por vir de origem pobre, não teria preconceito. “Nunca escondi minha origem humilde. Comecei a vida como garoto pobre, contínuo, andando mais de duas horas de ônibus todos os dias para ir e voltar do trabalho e escola. Alguém como eu não pode ter preconceito. Eu não tenho, nunca tive, nunca terei”, afirmou.

No fim, o apresentador pediu desculpas: “Peço desculpas a todos e em especial ao Leonel. Obrigado. “