Roda de Poesia no Gesso contará com Pedro Gorki e Nezite Alencar

A Roda de Poesia do Gesso, em virtude da pandemia, acontece no formato remoto e tem o intuito de contribuir para uma cultura leitora.




Notícias, Regional

Os poetas Pedro Gorki e Nezite Alencar participarão neste domingo, 29, às 18h, de mais uma edição da Roda de Poesia no Gesso, em formato virtual, pelo Instagram do Coletivo Camaradas.

Dois poetas comprometidos com as causas populares. O primeiro é Pedro Gorki, nascido no bairro das Rocas, residente na Cidade da Esperança, de origem popular, filho de ativistas da luta sindical e educacional, é o vereador pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB – em Natal. É o parlamentar mais jovem da história da capital do Rio Grande do Norte.

Iniciou militância no movimento estudantil em 2013, manifestando-se em favor do passe livre para os estudantes e opondo-se ao aumento da tarifa de ônibus em Natal. Gorki foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES – e participou da direção de outras entidades estudantis.

Cabe ressaltar as várias premiações e condecorações em razão de seu proativismo social, com destaque para o prêmio “Vozes da Resistência” (Câmara dos Deputados), “Comenda Emmanuel Bezerra dos Santos” (Câmara Municipal de Natal) e o reconhecimento da “Revista Veja” que o estampou na capa, como um dos 20 brasileiros de 20 anos promissores da década.

Pedro é também estudante de pedagogia pela UFRN, pesquisador na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e dirigente da União da Juventude Socialista – UJS e militante da UNEGRO – União de Negros e Negras pela Igualdade.

A segunda é Nezite Alencar. Nascida em Quixariú-Campos Sales, mas reside na cidade do Crato, é cordelista ocupando a 21° cadeira da Academia dos Cordelistas do Crato com mais de 40 folhetos publicados Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em História do Brasil, Pesquisadora do Cangaço e membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), tem vasta experiência profissional no âmbito da educação, inclusive com dez anos de trabalho voluntário. Nezite, em 2012, foi selecionada para o Prêmio “Mais Cultura de Literatura de Cordel”, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e homenageada no III Encontro da Poesia no Gesso, outra ação do Coletivo Camaradas, em 2010.

A Roda de Poesia do Gesso, em virtude da pandemia, acontece no formato remoto e tem o intuito de contribuir para uma cultura leitora. A cada mês a Roda conta com a participação de poetas que residem no Território Criativo do Gesso (bairros São Miguel, Palmeiral, Santa Luzia, Pinto Madeira e Centro) como é o caso de Nezite Alencar e com a participação de poetas de outros estados brasileiros, como Pedro Gorki.