Quarta-feira de Cinzas: Confira o horário das celebrações na Basílica de Nossa Senhora das Dores

Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, as confissões acontecem todos os dias uma hora antes de cada missa. 




Notícias, Regional
missa

Neste dia 14 de fevereiro, a Igreja Católica celebrará o início do tempo quaresmal com a Quarta-feira de Cinzas. Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e comunidades paroquiais a ela pertencentes todas as missas programadas para o dia contarão com o rito de imposição das cinzas. 

Confira abaixo quais serão os horários: 

Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores 

Missas: 6h, 9h, 12h e 19h 

Capela do Socorro

Missas: 7h e 16h 

Capela São João Batista 

Missa: 17h

Capela Santa Clara 

Missa: 19h

Comunidade do Catolé

Missa: 19h 

Sacramento da Reconciliação 

Na quarta-feira, as cinzas em formato de Cruz com a qual os cristãos são assinalados na testa é acompanhada da expressão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, enunciação que sinaliza o convite a uma vida renovada e voltada para Deus. 

Neste período, os fiéis católicos também buscam com mais intensidade o sacramento da confissão ou penitência, oportunidade para reconciliação e arrependimento dos pecados. Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, as confissões acontecem todos os dias uma hora antes de cada missa. 

“É um tempo forte de chamado à conversão. É um tempo também de celebrarmos a penitência e vivermos a solidariedade, tendo sempre como meta o propósito de celebrarmos Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor”, ensina o Padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores. 

60 anos da Campanha da Fraternidade 

No Brasil, a Quarta-feira de Cinzas também marca a abertura da Campanha da Fraternidade, iniciativa celebrada nacionalmente desde 1964 com o objetivo de convidar os cristãos brasileiros a uma “vivência concreta da virtude da caridade, despertando a solidariedade na sociedade a partir da reflexão sobre um problema humano e social da atualidade“, como explica a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição que coordena as campanhas. 

A cada ano, os temas para reflexão são atualizados. Em 2024, as atenções serão voltadas para a “Fraternidade e amizade social”,  tema alicerçado na passagem bíblica retirada do livro do Evangelista Mateus: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). 

“É um convite para lembrarmo-nos qual é a vontade de Deus para todos nós, ou seja, o desejo de que sejamos irmãos e irmãs. Inclusive, o Santo Padre, o Papa Francisco, tem insistido a todos os cristãos católicos a viver a experiência de cultivar nos corações o sentimento de compaixão, respeito e tolerância nas relações sociais”, comenta o Padre Cícero José. 

Para saber mais

A Campanha da Fraternidade (CF) completa este ano 60 anos das edições nacionais. A nível local, no entanto, a iniciativa surgiu na Arquidiocese de Natal (RN) em 1962, dois anos antes de se estender a toda a Igreja no Brasil, através da ação de Dom Eugênio de Araújo Sales, bispo que, na época, exercia a missão de administrador apostólico. 

A experiência mostrou-se tão frutuosa e necessária que na quaresma do ano seguinte foi aderida por outras 16 dioceses nordestinas. Ainda em 1963, o então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Helder Câmara, sugeriu que a Campanha da Fraternidade tomasse proporções nacionais. Assim sendo, em 1964, o texto-base que respalda a CF foi aprovado pelos bispos brasileiros e, a partir de então, a iniciativa passou a ser celebrada em todas as Arquidioceses e Dioceses do país no tempo quaresmal.