Programa Saúde na Escola beneficia mais de 340 estudantes com óculos em três anos

Iniciativa das secretarias de Saúde e Educação visa melhorar o desempenho escolar de alunos com dificuldades visuais.

Notícias, Saúde

Entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, mais de 340 estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte foram beneficiados com a entrega de óculos. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de melhorar o desempenho escolar de alunos com dificuldades visuais.

Segundo Ana Cláudia, coordenadora do PSE da Sesau, o processo começa com a identificação dos alunos pelas escolas. Os professores, em contato direto com as turmas, observam sinais de dificuldade visual ou casos de afastamento das aulas causados por problemas de visão.

“Quando a equipe de saúde chega à escola para realizar o encaminhamento, os profissionais da instituição já direcionam os alunos que apresentam queixas visuais para a realização do exame prévio e a emissão do encaminhamento. Esse documento é entregue aos responsáveis pela criança e, em seguida, repassado ao PSE junto com a documentação necessária para o agendamento da consulta com o oftalmologista”, explica.

Após o agendamento, o encaminhamento é devolvido à escola com toda a documentação necessária para a produção dos óculos. Os pais ou responsáveis são informados para comparecer à ótica, onde o estudante escolhe o modelo. Quando o processo de fabricação é concluído, os óculos são entregues diretamente nas unidades de ensino.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executada em Juazeiro do Norte pela Sesau e Seduc. Atualmente, 82 escolas municipais são pactuadas com o programa, que também realiza outras ações de promoção à saúde, como atividades voltadas à saúde bucal e à prevenção de doenças.

publicidade
publicidade