Programa Agente Jovem Ambiental tem início em Crato

O Programa Jovem Ambiental é uma iniciativa do Governo do Estado e está presente em 184 municípios cearenses. A iniciativa visa incentivar a produção de projetos socioambientais protagonizados pela juventude.




Natureza, Notícias

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Estado do Ceará, deu início na última sexta-feira, 06, às capacitações dos Agentes Jovens Ambientais. O encontro com os 78 selecionados no projeto ambiental do Governo do Estado aconteceu na sede do Geopark Araripe, em Crato, onde foram apresentados às metodologias de trabalho com foco na preservação do meio ambiente e promoção de ideias sustentáveis.

O Programa Jovem Ambiental é uma iniciativa do Governo do Estado e está presente em 184 municípios cearenses. A iniciativa visa incentivar a produção de projetos socioambientais protagonizados pela juventude. Em todo o Ceará foram 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, contemplados com um auxílio de R$ 200,00, curso de formação, fardamento, seguro-acidente e certificação.

A estudante Ana Araújo, moradora do Alto da Penha, comenta que está muito feliz por fazer parte desse projeto. A jovem tem contribuído com uma ideia de educação ambiental para crianças. “O AJA visa incluir os jovens na educação ambiental. Eu, particularmente, pretendo atuar na educação infantil ensinando as crianças como preservar o meio ambiente”, afirma.

De acordo com o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, o AJA se consolida como uma capacitação de lideranças comunitárias para a preservação do meio ambiente. “Eles passarão por formação voltada a ações sustentáveis como coleta de resíduos, produção de mudas, cuidados com animais da fauna silvestre e animais domésticos. Será oferecido um contexto geral do meio ambiente, para eles atuarem como protagonistas na realização destas ações”, explica o Secretário.

Participou da abertura do AJA no Crato, o Vice-prefeito do Crato, André Barreto, que comemorou a integração da juventude com as questões ambientais. “Esse é um momento muito especial para a gente, que é o início do projeto Agente Jovem Ambiental e vai capacitar jovens dos mais diversos bairros do município, para que eles estejam preparados e possam levar as informações para as suas comunidades. Temos grandes desafios, mas com o envolvimento e a participação de cada cidadão e família nos dá a esperança de maior sucesso para preservação e equilíbrio de nosso meio ambiente. Essa é mais uma parceria do Crato com o Governo do Estado, agradecemos o apoio e empenho do Governador Camilo Santana juntamente com o Prefeito Zé Ailton”, finaliza.