
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início nesta quarta-feira (18) à Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias federais que cortam o Ceará. A ação faz parte da quarta fase da Operação Nacional de Segurança Viária e segue até domingo (22). O objetivo é garantir mais segurança para quem vai pegar a estrada durante o feriado prolongado.
A fiscalização será intensificada, especialmente nas BRs 116 e 222. Nessas vias, os agentes vão monitorar o limite de velocidade, coibir ultrapassagens irregulares e verificar o uso do cinto de segurança e o transporte adequado de crianças. Testes de bafômetro ambém serão realizados. Além disso, ações educativas irão orientar os condutores sobre cuidados essenciais para evitar acidentes.
De acordo com a PRF, no mesmo feriado do ano passado, foram registrados 16 acidentes nas estradas federais do Ceará, resultando em 14 pessoas feridas e cinco mortes. A BR-116 concentrou a maioria das ocorrências, inclusive três das quatro vítimas fatais. Os tipos de acidentes mais comuns foram atropelamentos, colisões traseiras e saídas de pista geralmente causados por alta velocidade e falta de atenção ao volante.
Também está prevista a Operação Festejos Juninos, entre os dias 21 e 30 de junho, voltada aos deslocamentos típicos das festas de São João, especialmente em regiões do interior do estado, como o Cariri. Mesmo com a sobreposição de datas, cada operação terá foco e estratégias diferentes, de acordo com o perfil dos viajantes.
A PRF reforça o alerta para que os motoristas dirijam com responsabilidade, respeitem as leis de trânsito e revisem seus veículos antes de pegar a estrada. A atenção dos condutores é fundamental para garantir viagens seguras durante o período festivo.