Prefeitura do Crato e Sisar vão construir reservatório elevado para abastecer três comunidades rurais

Mais de 700 famílias serão beneficiadas.




Notícias, Regional

A comunidade do sítio Juá, no município do Crato, acaba de ser contemplada com uma ordem de serviço para regularizar o sistema de abastecimento de água através da implantação de um reservatório elevado no Juá, que também beneficiará as comunidades do sítio Mata e Vila Jacuípe. Mais de 700 famílias serão beneficiadas.

O lançamento e assinatura da ordem de serviço foram feitos neste domingo, 07, na sede da Associação de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais do Distrito de Ponta da Serra. A ordem de serviço compartilhada pela Prefeitura do Crato e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) da Bacia Hidrográfica do Salgado (BSA) terá um investimento de mais de R$ 104 mil.

O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, estava acompanhado pelo Vice-prefeito, André Barreto, e ainda pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recurso hídricos, Givaldo Gonçalves, o Presidente do Sisar BSA, Celso da Gama, Gerente Administrativo do Sisar BSA, Carlos Freires, e ainda, representando a comunidade do sítio Juá o Presidente da Associação, Antônio Laurentino da Silva (Antônio de Pureza). Também se fizeram presentes na solenidade os representantes do legislativo municipal vereadores Matheus Leite, Dr. Dudé, Antonio de Mano, Nonato e Cajuí Bantim.

De acordo com técnico do Sisar, Carlos Freires, o modelo de gestão compartilhada é reconhecido pela ONU, sendo um mecanismo que tem se fortalecido nos últimos anos, resolvendo a questão do abastecimento de água em muitas comunidades. “Esse é um momento feliz e desafiador. O modelo de gestão compartilhada ficou muito fortalecido nos últimos anos, onde podemos ver crescimento de projetos como o São José. E só quem ganha é a população”, afirma Carlos Freires.

O abastecimento do sítio Juá é uma demanda antiga dos moradores, que aguardavam há nove anos a realização do projeto, que encontrou barreiras burocráticas e falta de interesse de construtoras com licitações desertas. O Prefeito Zé Ailton Brasil firmou o compromisso de solucionar a problemática de abastecimento do sítio Juá, que é uma das localidades que mais crescem na zona rural do Crato.

“Nossa missão é levar o serviço a todos e todas quando a demanda vem diretamente da população para o poder público. Por isso estamos hoje assinando essa ordem de serviço para que a gente possa solucionar esse problema da comunidade. Nesse ano, a população está participando ativamente das emendas e propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), um modelo participativo, onde a própria população cria sua emenda. Queremos juntos discutir e tentar solucionar os problemas, priorizando aqueles mais urgentes”, destacou o Prefeito.

Via Ascom