Prefeitura de Mauriti realiza intervenção para conscientizar a população sobre o perigo da Covid-19

Ação dividiu opiniões na internet e entre os moradores locais.




Notícias, Saúde
Prefeitura de Mauriti realiza intervenção para conscientizar a população sobre o perigo da Covid-19

A Prefeitura Municipal de Mauriti, por meio de uma parceria entre as secretarias, está realizando uma intervenção na Praça da Matriz da cidade. Lá, foram colocados cartazes com os dizeres “COVID MATA – FIQUE EM CASA”, além de uma ação mais direta, na qual espalharam areia e colocaram cruzes, simulando covas e, consequentemente, as mortes causadas pela Covid-19.

A iniciativa dividiu opiniões. Em uma busca nas redes sociais, podem ser encontradas avaliações positivas, e outras nem tanto. Em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, da Rádio União FM, de ontem (16), a coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo do município, Daniele Alves, comentou sobre a intervenção:

“Uma das funções da arte é mexer com as pessoas, nos levar a refletir sobre coisas que estão muito acomodadas. Por exemplo, nós vivemos em um País em que os números de mortes são altíssimos. E a gente entrou numa naturalização das mortes. Então a gente faz esse tipo de intervenção que leva as pessoas a pensarem e se impactarem. E deu certo, afinal essa é uma das funções da arte.”

Daniele ressaltou ainda que essa não é uma ação promovida apenas pela cidade de Mauriti. Ela já aconteceu também em outros locais espalhados pelo Brasil, como na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Praia de Boa Viagem, em Pernambuco.

Também em entrevista ao Jornal do Meio-Dia, a Secretária de Saúde do município, Evânia Furtado, adotou um tom mais pesado ao falar do motivo pelo qual essa intervenção foi pensada e está sendo realizada:

“É para impactar. Infelizmente, a parte educativa, a parte meiga, a parte da pedagogia, do amor não está surtindo muito efeito. E a gente está apelando agora para as manifestações culturais para ver se a gente consegue um resultado mais satisfatório no tocante ao isolamento e ao cumprimento das medidas sanitárias.”

Em nota, a prefeitura disse que as ferramentas utilizadas para que um real isolamento social aconteça “precisam ser condizentes com a realidade, alertando a população para os riscos de se exporem a aglomerações, não usarem máscaras e não realizarem os cuidados básicos referentes ao uso de álcool 70”.

Até o momento, de acordo com o site oficial da Prefeitura de Mauriti, 1.890 casos de Covid-19 foram confirmados no município, com 51 óbitos. Sete pessoas estão internadas e 97 em isolamento.

Ação busca conscientizar a população da cidade (Foto: Reprodução / Prefeitura de Mauriti)