Prefeito de Juazeiro do Norte se reúne com presidente da Cagece

Foram discutidos assuntos ligados ao abastecimento urbano, rede de esgotamento e recuperação da malha viária danificada pela Concessionária.




Notícias, Regional

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve reunido com o presidente da Cagece, Neuri Freitas, nessa quarta-feira, 29. O encontro debateu os problemas que envolvem a rede de esgoto da cidade, bem como o abastecimento urbano e necessidade de recuperação da malha viária local danificada pelas intervenções da concessionária.

A reunião foi marcada pelo levantamento de questões históricas, entre elas, a necessidade de ampliar a rede de esgotamento sanitário, já que somente 35,57% da população vem sendo amplamente atendida. E quando observada a área do município, este volume é reduzido a 12,5%. Diante destes dados, o presidente da companhia assegurou que existem investimentos programados para Juazeiro, a fim de integralizar o acesso à rede.

Neuri Freitas afirma que planeja a renovação e substituição da rede de abastecimento já a partir de novembro. Segundo ele, a intervenção deve atingir 96 mil metros. Ainda deve haver a ampliação do número de poços de captação de água, saindo de 70 para 85.

De acordo com o presidente da Cagece, também estão projetados investimentos que superam R$500 milhões no esgotamento. O detalhamento desta ação deve ser feito a partir de março de 2022, e os recursos serão alocados ao longo de três anos.

A necessidade de observar os níveis de metais pesados nas águas subterrâneas também foi pontuado pela gestão. Esses metais denotam, segundo Eraldo Oliveira, a dificuldade da rede da Cagece em tratar tudo que chega até ela, sendo importante a sua extensão.

O Município apontou, ainda, que a Concessionária vem produzindo estragos na malha viária da cidade e deixando sem recuperação. De acordo com dados passados durante a reunião, a Cagece pode ter gerado, apenas em 2021, mais de 30 mil intervenções danosas em vias municipais. Foi cobrado que a empresa passe a recuperar o espaço em que intervém. Diante disso, foi acordado que, a partir de agora, a Cagece passará a assumir a recapeação de todos os locais que venham a ser danificados por ela.

O prefeito, Glêdson Bezerra, classificou o diálogo como “franco” e “verdadeiro”. Afirmou que encerrou a reunião com a crença de que as melhorias nas vias e no abastecimento poderão ser vislumbradas em curto tempo. Porém, lembrou que o esgotamento demandará acompanhamento permanente, com intuito de observar mudanças a longo prazo.

Também estiveram na reunião, José Maria Pontes, secretário de Infraestrutura, Sávio Fontenelle, coordenador do Núcleo de Planejamento da Seinfra, e Eraldo Oliveira, superintendente da Autárquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – Amaju.

O presidente da Cagece esteve acompanhado Helder Cortez, diretor da Unidade de Negócio do Interior, José Corios, diretor de Engenharia, Ronaldo Feitosa, gerente de Regulação. Além de Gilberto Júnior, gerente da Cagece para Bacia do Rio Salgado, e Jocélio Veras, coordenador de Núcleo.