Potengi é o primeiro município do Cariri a vacinar quilombolas contra Covid-19

Com novo lote de vacinas recebido em 29 de março, a cidade planeja vacinar as 258 famílias que residem nos Quilombos mapeados no local.




Notícias, Regional

A cidade de Potengi, no interior cearense, iniciou no dia 30 de março a vacinação dos moradores de quilombos. O município foi o primeiro da Região do Cariri a vacinar esta população. De acordo com dados do Grunec (Grupo de Valorização da Negra do Cariri), o território de Potengi possuí três quilombos mapeados, sendo o maior número da macrorregião caririense. Ao todo serão vacinadas 258 famílias residentes nesses locais.

A imunização teve início na Comunidade Carcará, que concentra o maior número de núcleos familiares, são 130. Já o Quilombo Catolé, que conta com 28 famílias, recebeu as equipes de vacinação na última quarta-feira, 31 de março. Por sua vez, a Comunidade Sassaré, dotada de 100 núcleos familiares, está passando pelo processo de imunização no dia de hoje, 03.

Os procedimentos de vacinação estão ocorrendo por meio de novo lote de vacinas que o município recebeu em 29 de março. Este lote contava com 1290 doses do imunizante desenvolvido pela Astrazeneca, e é destinado para esse grupo em específico. Lembra-se que os aglomerados quilombolas estão classificados entre os grupos de vacinação prioritária.

Francisco Marques, secretário municipal de saúde, afirmou que a imunização dessa população é parte do “reconhecimento da importância histórica dos quilombos para a sociedade”.

Nesse seguimento, além de Potengi, o objetivo do Governo do Estado é ampliar a vacinação destes grupos nas demais 41 cidades do Ceará que contam com quilombos mapeados. Existem, hoje, 80 conjuntos populacionais dessa origem que estão identificados pela Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais (Cerquirce). Nessa linha, o executivo estadual almeja aplicar, inicialmente, pouco mais de 30 mil doses na população quilombola acima de 18 anos.