Porto Iracema lança chamada de trabalhos para integrar programação de 7 anos da Escola

Este ano, em virtude do isolamento social necessário para combater a Covid-19, a programação de aniversário, em agosto, será inteiramente virtual.




Notícias

Num 2020 cheio de desafios para a cultura, o Porto Iracema das Artes chegará aos 7 anos no dia 29 de agosto. E, como já é tradição, a Escola realizará uma grande programação para celebrar e refletir sobre os processos formativos desenvolvidos na instituição, que é ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A novidade é que, em virtude do isolamento social para o combate à pandemia de Covid-19, este ano tudo será online.

De 3 a 30 de agosto, diversas ações serão realizadas no YoutubeInstagram e Facebookdo Porto Iracema, propostas pelas coordenações da Escola, dentro dos programas que já vêm sendo promovidas durante este período de interrupção das atividades presenciais, como Entre Telas, Afluentes, Anatomia do Filme, entre outros. Intitulada “Sete mares do Porto”, essa programação especial também tem a proposta de uma construção coletiva. Para isso, a Escola lança chamada para artistas, alunos e professores que passaram pelo Porto Iracema ao longo desses anos para inscreverem trabalhos em duas atividades das áreas de Artes Visuais e Fotopoéticas: a Feira do Mar Virtual e a Galeria Escotilha.

Feira do Mar chega à 8ª edição este ano e agora será em formato virtual. A tradicional feirinha, que costumava ocupar o pátio da Escola, continua com a proposta de apresentar a diversidade da produção de artistas, ex-alunes e professores que passaram pela Escola a partir da divulgação de seus trabalhos pelo site e pelas redes sociais do Porto Iracema, contribuindo com a visibilidade dos artistas, a difusão e a venda dessas produções. Os interessados em participar podem inscrever desenhos, pinturas, prints, zines, bordados, stickers, fotografias, posters etc. Serão aceitos 20 artistas ou coletivos.

Já a Galeria Escotilha propõe um olhar aprofundado para a produção já realizada na Escola nos Cursos Básicos de Artes Visuais e Fotopoéticas ou no Laboratório de Artes Visuais. A ideia é análoga a uma galeria virtual e inicia com uma curadoria de obras de ex-Labs, abrindo agora para artistas das outras esferas formativas. Os trabalhos propostos podem ser de diferentes formatos (desenho, pintura, escultura, gravura, vídeo, fotografia, performance, bordado etc.), porém devem respeitar as regras sobre o formato do envio dos trabalhos, descritas no formulário de inscrição. Também será estimulada a escrita de textos críticos a partir dos trabalhos. Cada artista, individual ou coletivamente, pode enviar até três trabalhos.

Inscrições 

As ações devem ser propostas, neste momento, para as plataformas virtuais da Escola Porto Iracema das Artes (FacebookInstagram Youtube, especialmente), podendo ser ajustadas para o formato presencial, de acordo com possíveis mudanças nos protocolos de saúde pública. As inscrições devem ser realizadas, por meio de formulários online disponíveis para Feira do Mar (AQUI) e Galeria Escotilha (AQUI), no período de 16 a 29 de julho. As atividades selecionadas serão divulgadas no site do Porto Iracema no dia 31 de julho.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: “Porto Iracema lança chamada de trabalhos para integrar programação de 7 anos da Escola”
Quando: 16 a 29 de julho por meio de formulários online: Feira do Mar (AQUI) e Galeria Escotilha (AQUI).
Mais informações: [email protected]