População indígena Kariri em Crato se vacina contra Covid-19

A vacinação foi bastante comemorada pela comunidade, principalmente, pelo reconhecimento da etnia.




Notícias, Saúde

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta segunda-feira, 26, a vacinação contra a Covid-19 para os povos indígenas cratenses. Após uma articulação entre o governo municipal e a Associação dos Índios Kariri de Poço Dantas Umari, junto à Funai e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), foram destinadas 40 doses para os indígenas cratenses. A vacinação aconteceu no Sítio Poço Dantas Umari.

A vacinação foi bastante comemorada pela comunidade, principalmente, pelo reconhecimento da etnia. “Para nós, hoje é um dia histórico, para o município, o Estado e para o Brasil. Sermos vacinados como povos indígenas é um reconhecimento da Secretaria de Saúde do Estado, junto com a Prefeitura Municipal. Isso vai exatamente redefinir a nossa história que fomos negados tanto tempo nossa existência e às políticas públicas que temos direito. Aos poucos vamos conseguindo nosso espaço de fala”, comemorou Wanda Rosendo, presidente da Associação dos Índios Kariri de Poço Dantas Umari.

Para a gestão municipal, este é um grande passo dentro do processo de reconhecimento dos índios Kariri junto aos órgãos federais. “Realizamos a vacinação dos índios Kariri, reconhecido pelo DSEI e esse é um momento de muita alegria para nós que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto com a associação, vínhamos lutando pelo reconhecimento da população indígena, garantindo o acesso desse povo que traz história para a nossa cidade, para nosso Estado”, afirmou Marina Feitosa, secretária de Saúde do Crato.

A vacinação aconteceu na sede da associação e contou com a presença da comunidade, dos agentes de saúde do território, além do prefeito Zé Ailton, o vice-prefeito André Barreto, a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, e técnicos municipais.