A Polícia Federal (PF) vai investigar o incêndio que atingiu um prédio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, na noite da quarta-feira (7). O objetivo é esclarecer as causas e as circunstâncias do ocorrido.
O incêndio atingiu a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, onde funcionavam laboratórios de pesquisa. Segundo o reitor da universidade, Alfredo Gomes, os prejuízos são estimados em aproximadamente R$ 100 milhões, incluindo equipamentos, materiais e insumos.
Entre os danos estão pesquisas acadêmicas afetadas, incluindo cerca de 80 dissertações e teses de doutorado. Também foram comprometidos dados científicos acumulados ao longo de 20 anos de pesquisa.
Horas antes do incêndio, estudantes da UFPE teriam recebido ameaças contra setores da instituição. Uma das mensagens mencionava a intenção de “explodir o departamento” em nome de Flávio Bolsonaro. Até o momento, não há confirmação de que as ameaças tenham relação com o incêndio.
A proximidade entre os acontecimentos aumentou a preocupação de estudantes e integrantes da comunidade acadêmica. A universidade tem sido palco de manifestações estudantis em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contrárias à candidatura de Flávio Bolsonaro. A causa do incêndio ainda não foi identificada, e a investigação deverá esclarecer o que aconteceu.
